Capa » Educação » Campinas recebe grandes nomes da Educação na América Latina
Campinas recebe grandes nomes da Educação na América Latina
Moacir Gadotti participa do Sétimo Encontro Mensal do CCE na quinta, 16 de outubro (Foto Divulgação)

Campinas recebe grandes nomes da Educação na América Latina

Alguns dos mais importantes educadores da América Latina estarão reunidos em Campinas nos próximos dias, para discutir os rumos da Educação pública. Os especialistas participarão de eventos promovidos pela Fundação FEAC, no âmbito do Compromisso Campinas pela Educação (CCE).

Na quinta-feira, dia 16 de outubro, o professor Moacir Gadotti, um dos mais respeitados educadores brasileiros, será o conferencista no Sétimo Encontro Mensal do Compromisso Campinas pela Educação (CCE). O encontro começa às 19 horas, no Teatro Brasil Kirin, terceiro piso do Shopping Center Iguatemi Campinas.

“O professor como organizador de aprendizagem” será o tema abordado pro Gadotti, professor aposentado da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) e que também lecionou na PUC-São Paulo, PUC-Campinas e Unicamp. Livre docente pela Unicamp e doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Genebra, Suíça, é presidente de honra do Instituto Paulo Freire e foi um dos redatores da Carta da Terra, documento que na sua opinião deveria ser mais amplamente utilizado nas escolas do ensino fundamental e médio e nas Universidades.

Todos os encontros mensais do CCE em 2014 estão em consonância com a bandeira do Compromisso Campinas pela Educação deste ano, que é a Valorização do Professor. Já participaram, nos encontros anteriores, outros grandes nomes da Educação no país, como os psicólogos Ivan Capelatto e Rosely Sayão, e os professores Dr.Severino Antônio Moreira Barbosa, Flavia Vivaldi e Dr.Luiz Carlos Menezes, da USP.

Logo após a conferência do professor Moacir Gadotti, será realizada a solenidade em que serão conhecidos os vencedores primeiros, segundos e terceiros colocados de cada uma das quatro modalidades em disputa da primeira edição do inédito Prêmio Atitude Educação, mais uma iniciativa da Fundação FEAC, no âmbito do CCE, com o objetivo de reconhecer e contemplar ações direcionadas para a melhoria da qualidade da educação no município de Campinas, com foco na atuação do educador.

5ª Semana de Educação de Campinas – Outros grandes pensadores na área da Educação participam,  entre os  dias 03 e 07 de novembro, da 5ª Semana de Educação de Campinas, também iniciativa da Fundação FEAC, no âmbito do CCE.

A Semana será aberta por Bernardo Toro,  filósofo e educador colombiano, um dos mais conhecidos nomes em Educação na América Latina, e que fará as honras na cerimônia reservada a convidados, na noite de 03 de novembro, às 19h, no Teatro Brasil Kirin do Iguatemi Campinas. Toro é autor, entre outros livros, de  “A construção do público: cidadania, democracia e participação”, “Educação, Conhecimento e Mobilização” e “Fala Mestre: Precisamos de Cidadãos do Mundo”.

Ao longo da Semana serão promovidas 12 atividades gratuitas diversificadas, em diferentes espaços, para professores, educadores, estudiosos em Educação, entre outros interessados na área. Entre outros nomes estarão presentes, em oficinas, a psicopedagoga Flávia Vivaldi (na oficina “Os conflitos interpessoais no ambiente educacional”), Betânia Alves Veiga Dell Agli (“Neurociência: desafios contemporâneos”) e Andrea Patapoff (“Vem brincar de descobrir o conhecimento físico na educação infantil”).

Por sua vez, o filósofo Cipriano Luckesi ministrará a palestra “Educação Pública: sua importância na sociedade atual” no lançamento da segunda edição do projeto FEAC na Escola, na manhã do dia 05, no auditório do SESI Amoreiras. O evento será aberto ao público e especialmente dedicado a escolas da rede pública estadual de Campinas.

Outra atividade da Semana será a exibição do documentário “Quando sinto que já sei”, dos diretores Antonio Lovato, Raul Perez e Anderson Lima. O filme apresenta autonomia de aprendizagem, liberdade para escolhas e integração com a comunidade como alguns dos conceitos que guiam as práticas educacionais inovadoras que estão ocorrendo pelo Brasil.

Um dos destaques da 5ª Semana de Educação de Campinas será a apresentação, na manhã do dia 04 de novembro, de novos estudos promovidos pelo Observatório da Educação. Lançado em maio de 2013, o Observatório da Educação é outra ação da FEAC, no âmbito do CCE. O Observatório tem um Comitê Deliberativo composto por nomes de destaque na Educação brasileira.

Na 4ª Semana de Educação de Campinas, em novembro de 2013, o Observatório da Educação apresentou, entre outros estudos, o Indicador de Alfabetismo Funcional (INAF) de Campinas. Realizado pelo Instituto Paulo Montenegro, o INAF 2013 de Campinas revelou que o analfabetismo funcional na população de 15 a 64 anos na cidade era de 30%, somando-se os 3% da população considerada analfabeta e 27% da população com alfabetismo rudimentar.

Sobre José Pedro Soares Martins

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>