Capa » Ecodesenvolvimento » Queimadas avançam por todo Brasil e fecham Parque Nacional da Serra do Cipó (MG)
Queimadas avançam por todo Brasil e fecham Parque Nacional da Serra do Cipó (MG)
Queimada atingiu mata próxima a condomínio em Sumaré (Foto Adolfo Calderón)

Queimadas avançam por todo Brasil e fecham Parque Nacional da Serra do Cipó (MG)

O agravamento das queimadas tem provocado a ampliação do número de queimadas em várias regiões do Brasil. Nesta quarta-feira, 15 de outubro, o Parque Nacional da Serra do Cipó (MG) foi fechado em função do incêndio que atinge a unidade de conservação desde o sábado, dia 11. Outras áreas protegidas e espaços públicos têm sido atingidos por queimadas, como uma que atingiu o Parque Ecológico Mons.Emilio José Salim, em Campinas (SP), na manhã de hoje. Defesa Civil e Corpo de Bombeiros atuaram no combate ao fogo. Uma mata próxima a condomínio em Sumaré também foi atingida por incêndio. O Brasil já registrou 136.098 focos de incêndio até ontem, 14 de outubro, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Foram 11 mil focos somente na última semana.

A Serra da Cantareira, na Grande São Paulo, é atingida por um grande incêndio deste a noite de domingo, dia 12 de outubro. O Parque Nacional da Serra dos Órgãos, na Região Serrana do Rio de Janeiro, queima há nove dias.

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) estima que entre 2 mil e 2.500 hectares do Parque Nacional da Serra do Cipó já foram queimados. A superintendente executiva da Associação Mineira de Defesa do Ambiente (Amda), Dalce Ricas, entende que o governador de Minas Gerais, a presidente Dilma Rousseff, secretários municipais, ministros e deputados deveriam visitar as áreas queimadas.

“Eles deveriam sair do ar condicionado de suas salas e ver a desolação mortal deixada pelo fogo. Com boa parte do país queimando, no debate de ontem, os dois candidatos à presidência sequer mencionaram as alterações climáticas que ameaçam o planeta. Quem sabe assim acreditariam que vivem no planeta Terra”, ironizou a representante da Amda. Ela se refere ao primeiro debate na televisão entre os candidatos em segundo turno à Presidência, Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) na noite desta terça-feira, 14 de outubro.

Sobre José Pedro Soares Martins

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>