Capa » Cultura Viva » Rabeca Cultural amplia território das artes em Campinas
Rabeca Cultural amplia território das artes em Campinas
Nova galeria de arte em Campinas, na Rabeca Cultural, em Sousas (Foto Martinho Caires)

Rabeca Cultural amplia território das artes em Campinas

Um novo território para as artes em Campinas. Assim é a Rabeca Cultural, que vem se consolidando como um novo espaço para diferentes linguagens no distrito de Sousas e que acaba de inaugurar a sua Galeria de Arte, com uma exposição de Kika Marciano. Música, teatro e gastronomia são outras áreas em que a Rebeca Cultural já atua e pretende expandir.

A música é base da estruturação da Rabeca Cultural, pela própria formação de seu diretor, Kha Machado. Graduado em composição musical pela Unicamp, ele criou a empresa Trilhas Culturais em 1994 e com ela desenvolveu vários projetos sociais e em arte-educação para empresas, como Unilever e Elektro.

Kha Machado, criador da Rabeca Cultural (Foto Martinho Caires)

Kha Machado, criador da Rabeca Cultural (Foto Martinho Caires)

A inauguração da Rabeca Cultural foi a 26 de setembro de 2015, em prédio próprio que Kha Machado foi construindo desde o início do século 21. As primeiras atividades foram as aulas de música que o próprio Machado e outros professores vinham ministrando e que continuam, como um dos pontos fortes do novo espaço cultural de Campinas.

Segundo Kha Machado, a ideia é oferecer aulas em um amplo espectro de instrumentos musicais, e para diferentes idades, o que que já está acontecendo. “Temos pessoas de 84 anos fazendo aula de violão, de 78 com acordeão e de 75 de violino. É muito bom ver como a música oferece novas perspectivas para pessoas de todas as idades”, ele comenta.

Kika Marciano inaugurou nova galeria de arte (Foto Martinho Caires)

Kika Marciano inaugurou nova galeria de arte (Foto Martinho Caires)

Agora a Rabeca inaugura sua galeria de arte, com a exposição “Cores na Rabeca”, da artista de Campinas, Kika Marciano. Com curadoria de Patrícia Freitas, a vernissage aconteceu no último sábado, dia 21 de maio. As obras de Kika Marciano, destaca a curadora, expressam “uma relação profunda com suas vivências, seu interesse pelo urbanismo e pelas cores que compõem a cidade. Isto porque estas obras nascem da união entre o conhecimento e a experiência adquiridos pelos 25 anos de atuação como arquiteta, e a sua forte sensibilidade como artista, resultando na força de suas cores e traços”.

Kha Machado diz que a ideia é manter uma agenda intensa na galeria, com exposições de alto nível, mostrando a diversidade das artes plásticas de Campinas e região. “Vamos buscar sempre uma curadoria de qualidade”, ele destaca.

A curadora Patrícia Freitas (Foto Martinho Caires)

A curadora Patrícia Freitas (Foto Martinho Caires)

Mas outras linguagens artísticas já estão em franco crescimento. Foi criado um grupo de teatro e a vertente musical também será um foco importante, diz Machado, lembrando que a Rabeca foi inaugurada com um show do conhecido violeiro Ivan Vilela. Nos fundos do prédio foi montado até um pequeno teatro ao ar livre.

E a vernissage de inauguração da Galeria de Arte, obviamente, também teve show musical, com o trio Riubillie Walker, composto por Bruno Buzzo no violão e vocal, Rafael Smeke no washboard e Fernando Xavier na gaita. O grupo sempre interage com o público enquanto passeia tocando repertório de rock com levadas de blues e country.

Trio Riubillie Walker foi atração especial no evento de inauguração da galeria (Foto Martinho Caires)

Trio Riubillie Walker foi atração especial no evento de inauguração da galeria (Foto Martinho Caires)

A Rabeca Cultural fica na avenida Dona Ana Maria Franco Salgado, 250, distrito de Sousas, em Campinas. A visitação da exposição “Cores na Rabeca” acontecerá até 18 de junho, das 9 às 17 horas, de segunda a sexta-feira, com entrada gratuita. A vernissage também contou com comidas orgânicas do Café Cabrita.

A gastronomia sempre terá atenção especial da Rabeca, completa Kha Machado. “Queremos proporcionar um ambiente agradável, no qual as pessoas, após um show, possam continuar no espaço, para desfrutar de um cardápio com novidades e de qualidade. Um programa completo”, conclui o diretor da Rabeca Cultural.

Elegância e abertura para a diversidade são as marcas da Rabeca Cultural (Foto Martinho Caires)

Elegância e abertura para a diversidade são as marcas da Rabeca Cultural (Foto Martinho Caires)

 

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida. Já ganhou os prêmios de jornalismo: FEAC (2015), Prêmio Nacional de Jornalismo em Seguros (2016), ABAG-Ribeirão Preto "José Hamilton Ribeiro" de Jornalismo (2017) e Prêmio INEP de Jornalismo (2017).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>