Capa » Ecodesenvolvimento » Pacote ambiental do governo federal é ampliado com nova estação ecológica
Pacote ambiental do governo federal é ampliado com nova estação ecológica
Pantanal, um dos biomas brasileiros, com grande diversidade de fauna (Foto José Pedro Martins)

Pacote ambiental do governo federal é ampliado com nova estação ecológica

O Diário Oficial da União publicou nesta sexta-feira, 17 de outubro, a criação da Estação Ecológica Alto Maués, localizada no Município de Maués (AM), com 668.160 hectares. Esta é a sétima Unidade de Conservação criada pelo governo brasileiro nesta semana. Apesar dessas medidas, o governo Dilma Rousseff tem o segundo menor índice de criação de Unidades de Conservação desde o fim do regime militar.

Nesta semana foram criados os Parques Nacionais da Serra do Gandarela (MG), com 31,2 mil hectares; do Guaricana (PR), com 49,3 mil hectares; Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Nascentes Geraizeiras (MG), com 38,1 mil hectares; três Resex marinhas no litoral do Pará: Mocapajuba, com cerca de 21 mil hectares; Mestre Lucindo, com 26,4 mil hectares; e Cuinarana, com 11 mil hectares.

Além disso, houve a ampliação da Resex marinha Araí-Peroba, litoral do Pará, de 11,5 mil hectares para 50,5 mil hectares, e da Reserva Extrativista (Resex) do Médio Juruá (AM) de 256,9 mil para 286,9 mil hectares. No total,  925 mil hectares foram acrescentados ao Sistema Nacional de Unidades de Conservação.

A área da Estação Ecológica Alto Maués conta com 14 espécies de primatas (uma das maiores concentrações de primatas do planeta), sendo três endêmicas, e mais de 600 espécies de aves. O macaco-barrigudo, o macaco-aranha e cuxiu-de-nariz-vermelho estão incluídas na lista do Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção.

Até 15 de março de  1985, data da posse do presidente José Sarney, tinham sido criadas 84 Unidades de Conservação no Brasil. A partir desta data, foram criadas 51 UCs no governo Sarney, 14 no governo Fernando Collor de Mello, 1 no governo Itamar Franco, 81 nos dois mandatos de Fernando Henrique Cardoso, 77 nos dois mandatos de Luis Inácio Lula da Silva e 11 no governo de Dilma Rousseff. Em termos de extensão territorial das UCs, os governos com maior área total abrangida foram os de Luis Inácio Lula da Silva (26,700 milhões de ha) e Fernando Henrique Cardoso (21,5 milhões de ha). O Brasil conta no total com 312 Unidades de Conservação federais.

 

 

Sobre José Pedro Soares Martins

Deixe uma resposta