Caricaturas de nomes como o do escritor Rubem Alves, das cantoras Elis Regina e Nara Leão e dos compositores Noel Rosa e Johnny Alf, entre outros, estão na exposição “Caricaturas para não colorir”, de Érico San Juan, que abre nesta quinta-feira, dia 16 de junho, na Biblioteca Pública Municipal “Ernesto Manoel Zink”, em Campinas. Os trabalhos estarão expostos até dia 15 de julho, de segunda a sexta, das 9 às 17 horas, com entrada grátis.
O caricaturista e designer gráfico Érico San Juan é membro do júri de seleção do 43º Salão Internacional de Humor de Piracicaba. A exposição reúne 25 caricaturas, produzidas entre 2002 e 2016. O título da mostra ironiza o recente filão editorial dos “livros para colorir”.
As caricaturas do autor, nos últimos anos, têm se caracterizado pelo minimalismo, pela síntese que as aproxima da linguagem do design gráfico, do uso dos traços em preto e branco. Por isso, a brincadeira do título da mostra: “Caricaturas para não colorir”.
Algumas caricaturas foram selecionadas e premiadas em salões de humor de Guaíra (SP) e Porto Alegre (RS) e na Bienal Internacional da Caricatura (RJ). A caricatura do escritor Rubem Alves esteve na mostra coletiva “Rubem Alves Caricaturado”, em 2015, em Campinas. Outros desenhos saíram em livros dedicados aos compositores Noel Rosa e Johnny Alf, e no último CD do trio Sá, Rodrix e Guarabyra.
A apresentação da mostra ficou a cargo do cartunista e ilustrador Spacca, autor de álbuns de quadrinhos históricos na editora Companhia das Letras, além de ganhador, em 2005, do prêmio Charge no Salão Internacional de Humor de Piracicaba. A respeito do trabalho de Érico San Juan, Spacca declara: “Não é a quantidade de cores e efeitos que determina o impacto de um desenho, mas a sabedoria com que o artista conjuga massas e linhas, formas e vazios”.