quarta-feira , 26 julho 2017
Exposição “Caricaturas para não colorir” tem abertura nesta quinta-feira na Biblioteca Pública de Campinas
Caricatura do cantor e compositor Noel Rosa, que aparece no livro e exposição "Noel é 100!", Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro - Instituto Memória Musical Brasileira (2011), e na Bienal Internacional de Caricatura do Rio de Janeiro (2014): uma das obras de Érico San Juan que estarão na exposição em Campinas

Exposição “Caricaturas para não colorir” tem abertura nesta quinta-feira na Biblioteca Pública de Campinas

Caricaturas de nomes como o do escritor Rubem Alves, das cantoras Elis Regina e Nara Leão e dos compositores Noel Rosa e Johnny Alf, entre outros, estão na exposição “Caricaturas para não  colorir”, de Érico San Juan, que abre nesta quinta-feira, dia 16 de junho, na Biblioteca Pública Municipal “Ernesto Manoel Zink”, em Campinas. Os trabalhos estarão expostos até dia 15 de julho, de segunda a sexta, das 9 às 17 horas, com entrada grátis.

O caricaturista e designer gráfico Érico San Juan é membro do júri de seleção do 4 Salão Internacional de Humor de Piracicaba. A exposição reúne 25 caricaturas, produzidas entre 2002 e 2016. O título da mostra ironiza o recente filão editorial dos “livros para colorir”.

Rubem Alves, o escritor também presente na exposição

Rubem Alves, o escritor também presente na exposição

As caricaturas do autor, nos últimos anos, têm se caracterizado pelo minimalismo, pela síntese que as aproxima da linguagem do design gráfico, do uso dos traços em preto e branco. Por isso, a brincadeira do título da mostra: “Caricaturas para não colorir”.

Algumas caricaturas foram selecionadas e premiadas em salões de humor de Guaíra (SP) e Porto Alegre (RS) e na Bienal Internacional da Caricatura (RJ). A caricatura do escritor Rubem Alves esteve na mostra coletiva “Rubem Alves Caricaturado”, em 2015, em Campinas. Outros desenhos saíram em livros dedicados aos compositores Noel Rosa e Johnny Alf, e no último CD do trio Sá, Rodrix e Guarabyra.

Elis Regina, mais um grande nome da cultura brasileira em caricatura de Érico San Juan

Elis Regina, mais um grande nome da cultura brasileira em caricatura de Érico San Juan

A apresentação da mostra ficou a cargo do cartunista e ilustrador Spacca, autor de álbuns de quadrinhos históricos na editora Companhia das Letras, além de ganhador, em 2005, do prêmio Charge no Salão Internacional de Humor de Piracicaba. A respeito do trabalho de Érico San Juan, Spacca declara: “Não é a quantidade de cores e efeitos que determina o impacto de um desenho, mas a sabedoria com que o artista conjuga massas e linhas, formas e vazios”.

Ícone da Bossa Nova, Nara Leão também estará na exposição na Biblioteca "Ernesto Manoel Zink"

Ícone da Bossa Nova, Nara Leão também estará na exposição na Biblioteca “Ernesto Manoel Zink”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>