Livro e site voltados para escolas contam história de Campinas, que completa 242 anos
Largo do Rosário, um dos espaços destacados em República de Campinas (Foto Martinho Caires)

Livro e site voltados para escolas contam história de Campinas, que completa 242 anos

Diferentes aspectos da história de Campinas, que está comemorando 242 anos nesta quinta-feira, 14 de julho, são mostrados no livro “República de Campinas”, que terá noite de autógrafos logo mais à noite, junto com o lançamento do site do mesmo nome. O livro do jornalista José Pedro Martins e do fotógrafo Martinho Caires, igualmente responsáveis pelo site, é voltado para o público escolar, pesquisadores e comunidade em geral.

O evento deste dia 14 de julho, quinta-feira, será às 19 horas, na Livraria Leitura do Parque D.Pedro Shopping (Praça da Alimentação, ao lado dos cinemas). No dia 15 de julho, sexta-feira, também haverá noite de autógrafos, com lançamento do site, na Livraria Leitura do Campinas Shopping.

O livro “República de Campinas”, em que o site é baseado, foi contemplado no FICC (Fundo de Investimentos Culturais de Campinas, da Secretaria Municipal de Cultura – Prefeitura de Campinas) em 2015. Largo do Carmo, Largo do Rosário, Catedral Metropolitana, Instituto Agronômico e Centro de Ciências, Letras e Artes (CCLA) são alguns dos locais e bens do patrimônio histórico local mostrados pelo livro e site e que têm conexão com a história republicana de Campinas.

Centro de Convivência e outros locais registrados pelos autores no livro e site (Fotos Martinho Caires)

Centro de Convivência e outros locais registrados pelos autores no livro e site (Fotos Martinho Caires)

Campinas foi um dos berços do movimento republicano, vitorioso a 15 de novembro de 1889. Entrevistas com historiadores, que vão apresentar olhares diferenciados sobre a história republicana de Campinas, e dicas de livros e outros materiais que podem ser consultados também integram o menu do site.

José Pedro Martins é jornalista e escritor, autor de vários livros em meio ambiente, cidadania, cultura e história, como “Campinas, imagens da história” (2007, Editora Komedi), “Basílica do Carmo, história de fé no coração de Campinas” (2010, Komedi) e “FEAC 50 anos: uma história de inovação e solidariedade” (2014, Editora Arte Escrita).

O fotógrafo Martinho Caires também é produtor cultural, editor de imagens, fotojornalista e profissional de Marketing. Professor de fotografia no MACC, Museu de Arte Contemporânea de Campinas (2016) e Oficinas Culturais Hilda Hilst (2015) e também já deu aulas nas Faculdades Metrocamp e no MIS – Museu da Imagem e do Som de Campinas. Já trabalhou em fotojornalismo na Revista “Veja” e “Correio Popular”, entre outros veículos, e fez mais de 60 exposições individuais e coletivas. José Pedro Martins e Martinho Caires são editores da Agência Social de Notícias.

SERVIÇO

Noite de autógrafos do livro “República de Campinas”, com lançamento do site do mesmo nome, de José Pedro Martins e Martinho Caires

Dia: 14 de julho

Horário: 19 horas

Local: Livraria Leitura, Praça da Alimentação (ao lado dos cinemas), do Parque D.Pedro Shopping, em Campinas

Dia: 15 de julho

Horário: 19 horas

Local: Livraria Leitura, Campinas Shopping

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>