Capa » Cultura Viva » Jornalistas lançam projeto dinâmico de livro e site sobre a história de Campinas
Jornalistas lançam projeto dinâmico de livro e site sobre a história de Campinas
José Pedro Soares Martins e Martinho Caires em noite de autógrafos do livro e site 'República de Campinas', na livraria Leitura

Jornalistas lançam projeto dinâmico de livro e site sobre a história de Campinas

Com um livro e um site, de Campinas e para Campinas, o jornalista José Pedro Soares Martins e o fotógrafo Martinho Caires presentearam a cidade em seu aniversário de 242 anos, dia 14 de julho (quinta-feira). O lançamento do site e o relançamento do livro “República de Campinas” aconteceram em duas noites de autógrafos com os autores, na rede de livrarias Leitura do Shopping Parque D. Pedro (quinta) e do Campinas Shopping (sexta).

A ideia do projeto surgiu há dois anos durante a exposição de fotos “Campinas, província e/ou metrópole?”, de Martinho Caires, no Museu de Arte Contemporânea de Campinas (MACC). A partir daí, José Pedro e Martinho construíram, com muitas conversas e insights, o livro “República de Campinas”, lançado há dez meses, que resultou no site de mesmo nome, lançado esta semana, voltado para o público escolar, pesquisadores e toda a comunidade local.

Os autores e editores da Agência Social de Notícias receberam os amigos, como a pesquisadora Dionete Santin

Os autores e editores da Agência Social de Notícias receberam os amigos, como a pesquisadora Dionete Santin

“’República de Campinas’, livro e site, é um tributo à história da cidade, mas também uma lembrança de que a República ainda está longe de ser conquistada”, diz José Pedro. “É também uma contribuição para a valorização de instituições e patrimônio históricos locais, que merecem um olhar muito mais carinhoso do poder público e sociedade em geral”, conclui o jornalista.

Martinho lembra que quando a ideia do projeto estava em construção, ele sonhou com a ideia da ‘memória afetiva’ relacionada à história da cidade. A elaboração do livro e do site começou a se tornar realidade a partir destes conceitos de preservação e valorização da memória de Campinas.

Para a médica e pesquisadora Carmen Cecília de Campos Lavras, do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (Nepp) da Unicamp, o site e a publicação são importantes para a cidade. “O site é uma coisa dinâmica, vou frequentar muito. Campinas tem uma história rica que precisa ser mais valorizada. É isso que os dois (José Pedro e Martinho) estão fazendo”, afirmou durante o lançamento do site.

republica de campinas lancamento jose pedro

O jornalista Paulo César Nascimento acredita que o site vai permitir adicionar ainda mais conteúdo. “O livro é um trabalho muito apurado, traz imagens do dia a dia que mostram toda a sensibilidade do Martinho, no resgate de detalhes que nos escapam. E o texto de José Pedro traz história e reflexão. Foi um casamento perfeito. O site, que é a novidade, valoriza ainda mais”, disse na noite de autógrafos da livraria Leitura.

republica de campinas lancamento martinho

O livro “República de Campinas”, no qual o site é baseado, foi contemplado no FICC (Fundo de Investimentos Culturais de Campinas) da Secretaria Municipal de Cultura de Campinas em 2015. A publicação aborda diferentes aspectos da história da cidade. Diversos patrimônios históricos locais que têm conexão com a história republicana da cidade são lembrados, entre eles o Largo do Carmo, o Largo do Rosário, a Catedral Metropolitana, o Instituto Agronômico de Campinas e o Centro de Ciências, Letras e Artes (CCLA).

“República de Campinas” pode ser comprado nas unidades da livraria Leitura (Shopping Parque D. Pedro e Campinas Shopping) . E o endereço do site é republicadecampinas.com.br .

Centro de Convivência e outros locais registrados pelos autores no livro e site (Foto Martinho Caires)

Centro de Convivência e outros locais registrados pelos autores no livro e site (Foto Martinho Caires)

Sobre Adriana Menezes

Um comentário

  1. raimundolonato

    Felicitamos os autores do livro “A República de Campinas”, pelo grandioso projeto, fonte de pesquisas para despertar o olhar para a história política e cultural da RMC.

Deixe uma resposta