Capa » Cultura Viva » O “Golpe do Baú” no Arraial da Estação Cultura neste sábado, dia 23
O “Golpe do Baú” no Arraial da Estação Cultura neste sábado, dia 23
Estação Cultura sedia a primeira Teia Campinas: espaço público ocupado pela arte popular comunitária (Foto José Pedro S.Martins)

O “Golpe do Baú” no Arraial da Estação Cultura neste sábado, dia 23

Com a apresentação de casamento caipira no circo-teatro “O Golpe do Baú”, acontece neste sábado, dia 23 de julho, entre 12 e 22 horas, o Arraial Cultural da Estação. Será na Estação Cultura, na região central de Campinas. Quadrilha e brinquedos tradicionais teatralizados como pescaria, cadeia e correio elegante, simpatias e crendices, que serão realizados pelos alunos de teatro da Estação, complementam a programação.

A programação contará ainda com apresentações de grupos de cultura popular tradicional de Campinas e do grupo de forró Dona Zaíra. A festa contará com a Feira Criativa da Estação, com expositores criadores e artesãos nas áreas de moda, arte, decoração e gastronomia popular.

Segundo os organizadores, a festa tem o objetivo de proporcionar ao público uma releitura de uma tradicional festa junina com suas atrações e brincadeiras, apresentadas de maneira teatral de modo a reinventá-las e atualizá-las para os dias de hoje, dentro de um espaço urbano no centro de uma grande cidade.

São brincadeiras como simpatia do grande amor, uma cadeia cômica, um correio elegante para todos os amores e uma brincadeira de pesca com muitos causos. O Arraial é resultado da integração dos públicos das oficinas com os coletivos atuantes na Estação Cultura, dentro de um processo de produção colaborativa que propõe um diálogo artístico e festivo com a cidade, ao mesmo tempo em que propõe fomentar a economia solidária e criativa.

A produção do Arraial está por conta da Rede Usina Geradora e do Coletivo “Eu Que Fiz” , com o apoio Coletivo Estação Musical, da Escola Municipal de Cultura e Arte e do Laboratório de Produção Cultural da Estação Cultura. 

O curso de teatro da Estação está em seu terceiro ano de realização e teve nesta edição 1500 inscritos. No curso são desenvolvidos processos criativos baseados em vivências na cultura tradicional regional que tem como objetivo fortalecer a identidade cultural e a ancestralidade dos participantes. A produção desta festa também representa para os alunos um percurso de aprendizagem de produção cultural, passando pelas etapas de criação, planejamento, decoração, montagem, realização e apresentação.

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta