Capa » Cultura Viva » Museu Arquidiocesano de Arte Sacra de Campinas tem arte, gastronomia e lazer neste domingo
Museu Arquidiocesano de Arte Sacra de Campinas tem arte, gastronomia e lazer neste domingo
Imagem da fotógrafa humanista Patrícia Magalhães (Foto Patrícia Magalhães/Divulgação)

Museu Arquidiocesano de Arte Sacra de Campinas tem arte, gastronomia e lazer neste domingo

Em uma prática não muito comum em instituições do tipo na cidade, o Museu Arquidiocesano de Arte Sacra de Campinas abre suas portas neste domingo, dia 24 de julho, para um evento que vai unir gastronomia, arte e lazer. Será a 1ª Feijoada do Museu, das 11 às 16 horas, que terá uma programação incluindo arte performática com acrobata, solo de violino, visita guiada ao Museu e espaço kids para crianças.

A promoção é do próprio Museu Arquidiocesano de Arte Sacra e de Delikatessen Buffet. A feijoada terá a assinatura de Mariane Coelho. No Lounge & Café, a curadora e marchand Lígia Testa apresentará a coleção de gravuras e as echarpes de seda pura assinadas por artistas como Antônio Peticov, Tetê Pacetta e Lygia Eluf. A programação inclui ainda ‘Numen, a Misteriosa Presença do Indizível’, exposição de fotografias das terras sagradas da fotógrafa humanista Patrícia Magalhães.

Mais uma imagem de "Numen, a Misteriosa Presença do Indizível" (Foto Patrícia Magalhães/Divulgação)

Mais uma imagem de “Numen, a Misteriosa Presença do Indizível” (Foto Patrícia Magalhães/Divulgação)

Há alguns anos, a experiência do indivíduo frente ao sagrado selou o caminho dessa artista, com muitas viagens a Israel, em vigília no Santo Sepulcro. Até a capacidade eloquente da palestrante ficou em segundo plano diante do ‘numinoso’, forjando seu discurso como fortemente imagético.

As formações especiais da artista – de neurocientista da USP à arquiteta competente -; as experiências que viveu de corpo e alma – anos com os lamas tibetanos ou decifrando os segredos de Israel -, além das inúmeras viagens ao redor do mundo esculpiram nela um refinamento que pode ser comprovado na exposição.

O Museu Arquidiocesano de Campinas (MAC) foi fundado em março de 1967 pelo Arcebispo Metropolitano  D. Paulo de Tarso Campos. Seu acervo vem sendo composto com obras que compunham o patrimônio artístico da Arquidiocese de Campinas que não vinham sendo utilizados nas atividades litúrgicas e doações.

Teve sua primeira montagem na avenida Aquidabã e posteriormente na rua Emílio Ribas. Em 16 de julho de 2001 seu acervo passou para o interior da Catedral Metropolitana de Campinas. Depois começou a ocupar o atual endereço, na rua Jesuíno Marcondes Machado. É no Palácio Episcopal, onde o Museu encontra-se oficialmente desde o dia 8 de dezembro de 2015, data da padroeira de Campinas, Nossa Senhora da Conceição. Profissionais e estudantes da PUC-Campinas e Unicamp têm contribuído para a catalogação e manutenção do acervo.

Serviço:
1ª Feijoada do Museu
Data: 24/7 – das 11h às 16h
Local: Rua Jesuíno Marcondes Machado, 807 – Nova Campinas – Campinas
Preço do convite: R$ 130,00
Informações: 19 3254.3841

 

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta