Artistas de Campinas expõem obras sobre Olimpíadas no Shopping Ibirapuera
Obra de Synnöve Hillner, exposta em Arte & Olimpo

Artistas de Campinas expõem obras sobre Olimpíadas no Shopping Ibirapuera

Nesta sexta-feira, dia 5 de agosto, começam oficialmente os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, um fato histórico para o Brasil e com inevitáveis impactos no campo cultural. Exemplo do poder inspirador das Olimpíadas, com seus ideais humanistas e igualitários, é a exposição Arte & Olimpo, que reúne duas artistas plásticas de Campinas, Synnöve Hilkner e Nale Simionatto. A exposição pode ser visitada até o dia 20 de agosto na Livraria Saraiva do Shopping Ibirapuera, em São Paulo.

Através do colorido das telas e na expressão abstrata figurativa, as duas artistas visuais buscam um instante, um olhar, um gestual concentrado por pinceladas e, dessa maneira, unem a arte do esporte com a arte contemporânea. Do Olimpo, na Grécia antiga, ao Rio de Janeiro de 2016, graça, robustez e tintas se unem em 10 telas inéditas.

Tela de Nale Simionatto, também na exposição Arte & Olimpo

Tela de Nale Simionatto, também na exposição Arte & Olimpo

Campinas é o ponto de conexão das duas artistas.  Synnöve Hilkner nasceu na Finlândia e Nale Simionatto em Novo Horizonte, interior de São Paulo.

Com perspectivas diferenciadas, mas com um olhar contemporâneo, as duas artistas apresentam a sua perspectiva sobre os esportes em geral e as Olimpíadas em particular. As Olimpíadas tinham um status de arte na Grécia. As telas de Synnöve e Nale propõem uma releitura sobre os Jogos Olímpicos, como um dos mais nobres e privilegiados momentos de congraçamento e tolerância entre os povos. Uma utopia que não cessa.

Nale e Synnöve: inspiração no ideal olímpico (Foto Divulgação)

Nale e Synnöve: inspiração no ideal olímpico (Foto Divulgação)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>