O polêmico Cecílio Elias Netto na terceira edição de “Trajetórias” do Sesc Piracicaba
Cecílio Elias Netto, polêmico (Foto Thiago Altafini/Divulgação)

O polêmico Cecílio Elias Netto na terceira edição de “Trajetórias” do Sesc Piracicaba

“Trajetórias: uma breve reflexão sobre nossas matrizes culturais”, projeto do Sesc que homenageia personalidades piracicabanas que contribuíram para o enriquecimento cultural da cidade, seja por despertarem reflexões ou desenvolverem novos conhecimentos capazes de fomentar novos olhares sobre nossas raízes, realiza nesta sexta-feira, dia 26 de agosto, a terceira edição com a participação do polêmico jornalista e escritor Cecílio Elias Netto. O encontro acontecerá a partir das 18h, no Teatro do Sesc Piracicaba. A entrada é gratuita e conta com o apoio da TV USP/Piracicaba.

Na segunda edição, que aconteceu em julho, o projeto recebeu a artista naïf, escritora, contadora e escritora, Carmela Pereira que falou sobre sua história de vida, a perda dos pais, o encontro com o Saci Pererê e, claro, sua participação em várias edições da Bienal Naïfs do Brasil promovida pelo Sesc Piracicaba. A proposta de “Trajetórias”, que tem curadoria e mediação do jornalista piracicabano Romualdo da Cruz Filho, é compartilhar histórias de protagonistas em suas áreas de atuação, tendo como ponto de partida aspectos da vida profissional, o cotidiano e a dimensão pública que os colocam em sintonia com as gerações atuais e as questões instigantes da contemporaneidade.

“Nós queremos também pensar sobre a velhice e as lembranças que marcaram o tempo, sobretudo diante de personalidades que tanto produzem e contribuem para o legado cultural e histórico de Piracicaba”, comenta Adriano da Costa, programador cultural e responsável pelo projeto no Sesc Piracicaba.

A cada encontro, os convidados, escolhidos a partir de critérios como idade, reconhecimento público e a vasta produção nas diversas linguagens artísticas, falarão sobre sua formação, os caminhos escolhidos nesta trajetória da vida, histórias profissionais e pessoais, as grandes inspirações e a relação que eles têm com o envelhecimento.

A próxima edição acontecerá em outubro com Francisco Cock Fontanella, professor doutor em Filosofia da Educação e, em dezembro, encerramento com a historiadora, doutora em História Social do Brasil pela USP, Marly Therezinha Germano Perecin.

Cecílio Elias Netto, o convidado desta sexta-feira, é um jornalista e escritor que não foge das controvérsias. Foi diretor do combativo jornal “O Diário”, é editor de “A Província” e autor de vários livros, como “Arco, Tarco, Verva”, “Piracicaba que amamos tanto” e “Piracicaba: um rio que passou em nossas vidas”, os dois últimos sintetizando uma visão poética e espiritualizada da cidade. Um apaixonado por Piracicaba, mas sempre um crítico, apontando mazelas e indicando propostas.

SERVIÇO

Trajetórias: uma breve reflexão sobre nossas matrizes culturais

Com Cecílio Elias Netto

Quando: 26 de agosto, sexta, 18h.

Quanto: Grátis.

Onde: Teatro do Sesc Piracicaba.

Endereço: Rua Ipiranga, 155 – Centro.

Classificação: Livre para todos os públicos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>