Região de Campinas e Piracicaba tem mais alunos na faculdade que 20 estados e DF
Região de Campinas tem alto índice de matrículas no ensino superior (Foto Adriano Rosa)

Região de Campinas e Piracicaba tem mais alunos na faculdade que 20 estados e DF

A Região Administrativa de Campinas, onde estão a Região Metropolitana de Campinas e Aglomerado Urbano de Piracicaba, soma mais alunos no ensino superior que 20 estados e o Distrito Federal. A informação está no Mapa do Ensino Superior no Brasil  2016, divulgado na semana passada pelo Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp), como publicou a Agência Social de Notícias (aqui). É mais um dado reforçando o potencial da Região de Campinas em ter um projeto de desenvolvimento regional com alta qualidade de vida.

De acordo com o Mapa, a Região Administrativa (RA) de Campinas registrava em 2014 um total de 251.663 matrículas em cursos presenciais, em 100 Instituições de Ensino Superior (IES). Eram 208.921 matrículas na rede privada e 42.742 matrículas na rede pública na RA de Campinas. Em número de matrículas a Região Administrativa de Campinas perde apenas para os estados de São Paulo (e dentro dele, somente para a Região Metropolitana de São Paulo), Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul e Paraná.

Com 90 municípios, a Região Administrativa de Campinas soma as regiões de governo de Bragança Paulista, Campinas, Jundiaí, Limeira, Piracicaba, Rio Claro e São João da Boa Vista. No estado de São Paulo, a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) lidera o ranking regional (e, claro, o nacional), com 941.144 matrículas no ensino superior em 2014.

Depois da Região Administrativa de Campinas, completam o ranking estadual as regiões administrativas de Sorocaba (88.013 matrículas), São José dos Campos (79.531), Baixada Santista (51.246), São José do Rio Preto (50.034), Ribeirão Preto (48.840), São Carlos (43.417), Bauru (40.716), Marília (35.484), Presidente Prudente (33.846), Araçatuba (22.829), Franca (20.693), Barretos (13.189) e Registro (2.829). O estado de São Paulo, com 1,7 milhão de matrículas, lidera o ranking estadual.

A RA de Campinas representava 14,6% das matrículas em Instituições do Ensino Superior no estado de São Paulo em 2014 e também estava em segundo lugar, atrás da RMSP, em matrículas em Ensino A Distância (EAD), embora com distância bem menor do que no caso das matrículas em cursos presenciais. Eram 41.513 matrículas em EAD na RA de Campinas, contra 102.476 matrículas em EAD na Região Metropolitana de São Paulo.

O elevado número de matrículas no ensino superior confirma o potencial da Região Administrativa de Campinas e, dentro dela, da Região Metropolitana de Campinas e região de Piracicaba em construírem um modelo de desenvolvimento regional diferenciado. Faltam planejamento em nível macro e políticas públicas regionais que realmente agreguem poder público, universidades, setor privado e sociedade civil. (Por José Pedro Martins)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>