Educação ambiental: lições da região de Piracicaba e Campinas em livro
Em agosto de 2014, rio Piracicaba quase seco: impacto generalizado da forte estiagem, mostrando vulnerabilidade dos recursos hídricos às mudanças climáticas (Foto José Pedro Martins)

Educação ambiental: lições da região de Piracicaba e Campinas em livro

A região de Piracicaba e Campinas, localizada nas bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), tornou-se referência nacional e internacional  na luta pelas águas e um dos motivos é o programa de educação ambiental praticado há décadas nesse território. Agora a história dos envolvidos diretamente na implementação da educação ambiental na região será mostrada em um livro que o Consórcio PCJ lança na próxima sexta-feira, dia 16, em Americana. O livro tem a assinatura de Larissa Molina e Vieira Júnior e o jornalista José Pedro Martins, editor da Agência Social de Notícias e que há 35 anos acompanha a luta regional pelas águas, tendo escrito livros sobre o assunto, foi convidado a redigir o prefácio.

O livro “A história contada por nós mesmos” será lançado em parceria com a Petrobras/Replan e com apoio dos Comitês PCJ. O lançamento ocorrerá durante a Reunião Plenária do Consórcio PCJ. A obra traz um panorama da evolução da educação ambiental na região, os resultados obtidos, e principalmente, a percepção e o sentimento daqueles que ajudaram a construir essa história, trabalhando dia a dia, de oficina em oficina, pessoa por pessoa. Ao final do livro, há uma relação de vários projetos de Educação Ambiental que foram aplicados.

“A mudança cultural promovida entre alunos, professores e comunidade em geral das Bacias PCJ sobre o real valor da água é notado não somente dentro das salas de aula, mas também nas casas dos participantes da iniciativa, durante o dia a dia das pessoas. Ainda há muito que evoluir no sentido de ampliar a sensibilização para atitudes concretas, mas o livro nos mostra que estamos no caminho certo para essa transformação”, atenta a gerente técnica do Consórcio PCJ, Andréa Borges.

O livro foi patrocinado pela Petrobras/Replan devido a compensações ambientais estipuladas pelos Comitês PCJ referente à solicitação de nova outorga para a refinaria, em 2006. A Petrobras, por meio de um convênio, designou o Consórcio PCJ a realizar algumas das ações previstas, entre elas a elaboração de um diagnóstico das ações de educação ambiental nas Bacias PCJ, em forma de relatório, apenas. Entretanto, a CT-EA (Câmara Técnica de Educação Ambiental) dos Comitês PCJ sugeriu que a proposta fosse ampliada e transformada num livro, nomeando-o como “A história contada por nós mesmos”.

O Lançamento do livro e a Reunião Plenária do Consórcio PCJ acontecerá no NOHotel, situado na Rua ítalo Boscheiro, 555, Campo Limpo, Americana/SP. O evento  é aberto para participação de associados, não associados e da imprensa em geral. Confirmações de presença devem ser feitas também pelo e-mail agua@agua.org.br

No evento, será feita homenagem à uma das alunas que participou da primeira aplicação de ações de educação ambiental voltadas à gestão de recursos hídricos nas Bacias PCJ, realizada pelo Consórcio PCJ, por meio do Projeto Semana da Água, hoje intitulado “Gota d’água”.

Durante o encontro, também será discutida a aprovação do Conselho de Transição, formado pelas empresas associadas, que deverão assumir a presidência do Consórcio PCJ de 01/01/2017 a 31/03/2017, durante a vacância dos municípios na presidência da entidade devido ao processo eleitoral.

Livro que será lançado pelo Consórcio PCJ

Livro que será lançado pelo Consórcio PCJ

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>