Capa » Cultura Viva » Museu itinerante da Língua Portuguesa mostra a origem, os caminhos e as transformações da palavra
Museu itinerante da Língua Portuguesa mostra a origem, os caminhos e as transformações da palavra

Museu itinerante da Língua Portuguesa mostra a origem, os caminhos e as transformações da palavra

A palavra é o objeto de apreciação do Museu da Língua Portuguesa, que abre hoje ao público em Campinas sua exposição itinerante gratuita, a partir das 14h, no Galleria Shopping. Com recursos tecnológicos de projeção e animação, terminais interativos com telas sensíveis ao toque, muito movimento e som, a Estação da Língua desembarca na cidade pela segunda vez.

O projeto que leva o acervo do museu às cidades do interior paulista começou a ser realizado em 2013 e 2014. Após o incêndio que destruiu o espaço físico do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, no dia 21 de dezembro de 2015, a Estação da Língua teve continuidade em março de 2016 e percorreu mais  cidades paulistas. O conteúdo preservado em arquivos digitais sobreviveu na plataforma de museu itinerante. Mais de 90 mil visitantes já conheceram a exposição nas cidades de Araraquara, Santos, Registro, Sorocaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e São Bernardo do Campo.

Logo no acesso à exposição itinerante, o visitante é recepcionado por 15 poemas projetados com recursos gráficos de animação. Em seguida vai passar pela Praça da Língua, as Origens, a Grande Galeria, a Linha do Tempo e o Mapa dos Falares. No “desembarque”, o visitante conhecerá as conquistas e expansão de Portugal nos séculos XV e XVI, até chegar ao Brasil. Essa seção inclui um terminal multimídia que permite ao visitante escutar os vários sotaques do português pelo mundo.

Exposição gratuita permanece em Campinas, no Galleria Shopping, até 16 de outubro

Exposição gratuita permanece em Campinas, no Galleria Shopping, até o dia 16 de outubro

A Linha do Tempo era uma das áreas consagradas no Museu da Língua Portuguesa com a evolução do idioma no Brasil até a atualidade. O visitante segue para terminais que mostram a relação do português com outros idiomas, como as línguas indígenas e africanas, e também as influências dos imigrantes europeus.

Um painel em forma de quebra-cabeça apresenta um vídeo baseado em dez entrevistas especiais. A parada final destaca em projeções a presença diversificada da língua portuguesa no dia a dia do brasileiro com a apresentação de dois vídeos.

A mostra Estação da Língua ficará em cartaz no Galleria Shopping (Rodovia Dom Pedro I, Km 131,5 – Jardim Nilópolis), de 15 de setembro a 16 de outubro, com entrada gratuita.

“Campinas e região terão mais uma chance de conhecer – ou rever no caso de quem já visitou – as atrações interativas e tecnológicas do Museu da Língua Portuguesa”, afirma Antonio Carlos Sartini, diretor do Museu da Língua Portuguesa. “A exposição é um recorte das áreas expositivas do Museu da Língua Portuguesa”, explica o arquiteto e sócio da Arquiprom Fernando Arouca, responsável pelo projeto.

“Essa parceria inédita, em um espaço amplo como o do Shopping Galleria, nos ajuda a ampliar, em vários aspectos, o nosso diálogo e o nosso relacionamento com o público de Campinas e região que há mais de dez anos acolhe com tanto entusiasmo a nossa programação”, afirma Mário Mazzilli, diretor-superintendente do Instituto CPFL, apoiador da exposição.

Projeto Estação da Língua  leva o museu itinerante às cidades; mais de 90 mil pessoas já visitaram

Projeto Estação da Língua leva o museu itinerante às cidades; mais de 90 mil pessoas de nove cidades paulistas já visitaram

A realização é do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura; do IDBrasil Cultura, Educação e Esporte, organização social de cultura que gere o Museu da Língua Portuguesa; e da Arquiprom, proponente e produtora do projeto. O patrocínio é da CPFL Energia e o apoio local do Galleria Shopping.

 

A Estação da Língua

Serviço Estação da Língua em Campinas

De 16 de setembro a 16 de outubro, para o público em geral

Entrada gratuita 

Horário: De terça a sexta-feira e aos domingos, das 14h às 20h; aos sábado das 12h às 22h

Local:​ 1º Piso do Galleria Shopping​ (próximo à Livraria da Vila​ ) – ​Rodovia Dom Pedro I, Km 131​,5 – Jardim Nilópolis – Campinas – São Paulo – SP)

Sobre Adriana Menezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>