Pelo menos três dos 20 prefeitos eleitos no último domingo, dia 2 de outubro, têm em sua trajetória ligações com a história da luta pelas águas na Região Metropolitana de Campinas (RMC), localizada nas bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ). Em sete dos 20 municípios da RMC os prefeitos foram reeleitos. A segurança hídrica é um dos grandes desafios para os novos governantes municipais da região, como já destacou a Agência Social de Notícias (aqui).
Em Cosmópolis, volta ao cargo José Pivatto (PT), que já foi prefeito em três mandatos: 1989-1992, 2001-2004 e 2005-2008. Foi justamente em seu primeiro mandato que Pivatto se tornou um dos fundadores do Consórcio Intermunicipal das Bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), a entidade que tem sido grande protagonista na luta pelas águas na região.
Cosmópolis, inclusive, recebeu uma das primeiras estações de tratamento de esgoto materializadas pela atuação do Consórcio PCJ, dentro do processo que significou uma reviravolta total no saneamento na região. Quando o Consórcio PCJ foi criado, em outubro de 1989, menos de 5% dos esgotos urbanos recebiam tratamento na região. Hoje, cerca de 60% dos esgotos urbanos nas bacias PCJ já recebe tratamento.
Outro que tem em seu currículo ligação com o Consórcio PCJ é o prefeito eleito em Hortolândia, Ângelo Perugini (PDT), que já presidiu a organização. O saneamento foi uma das prioridades nos dois mandatos anteriores de Perugini na Prefeitura de Hortolândia e um dos motivos de sua volta ao cargo.
E um terceiro prefeito eleito no domingo, o mais jovem entre os 20 da RMC, é Luiz Dalben (PPS), em Sumaré. Em sua campanha, Dalben, atual vice-prefeito de Sumaré, destacou que o saneamento será um dos seus pontos prioritários no mandato. Luiz Dalben é filho de Antônio Dirceu Dalben, que já foi prefeito em dois mandatos em Sumaré e ex-presidente do Conselho da RMC.
Nessa função, Dirceu Dalben acompanhou e participou diretamente das negociações relativas à outorga concedida em 2004 para a Sabesp continuar gerenciando o Sistema Cantareira. Na ocasião, Dirceu Dalben (que apoiou o processo de construção da Agenda 21 na região) se empenhou, ao lado do Consórcio PCJ, para que houvesse uma gestão compartilhada do Cantareira.
Os 20 prefeitos eleitos ou reeleitos na RMC são os seguintes: Americana : Omar Najar (PMDB-reeleito) Artur Nogueira: Ivan Vicensotti (PSDB) Campinas : Jonas Donizette (PSB-reeleito) Cosmópolis: José Pivato (PT) Engenheiro Coelho: Pedro Franco (PMDB) Holambra : Fernando Fiori de Godoy, o Doutor Fernando (PTB-reeleito) Hortolândia : Ângelo Perugini (PDT) Indaiatuba : Nilson Alcides Gaspar, o Gaspar (PMDB) Itatiba : Douglas Augusto (PPS) Jaguariúna : Gustavo Reis (PMDB) Monte Mor : Thiago Assis (PMDB-reeleito) Morungaba: Marquinho de Oliveira (PSD) Nova Odessa: Benjamin Vieira de Souza, o Bill (PSDB-reeleito) Paulínia: Dixon Carvalho (PP) Pedreira : Hamilton Bernardes (PSB) Santa Bárbara d’Oeste: Dênis Andia (PV-reeleito) Santo Antônio de Posse: Bertinho da Grimaldi (PSD) Sumaré: Luiz Dalben (PPS) Valinhos : Orestes Previtale Júnior, o Orestes (PMDB) Vinhedo: Jaime Cruz (PSDB-reeleito). (Por José Pedro Martins)