Capa » Fotos » Luiz Filho conversa hoje com público sobre daltonismo em sua mostra Diamond, no Iguatemi
Luiz Filho conversa hoje com público sobre daltonismo em sua mostra Diamond, no Iguatemi
Mostra 'Diamond', de Luiz Filho, permanece no Iguatemi Campinas até o dia 16/10; hoje (9/10), das 14h às 19h o fotógrafo interage com os visitantes no local

Luiz Filho conversa hoje com público sobre daltonismo em sua mostra Diamond, no Iguatemi

Das 14h às 19h de hoje (9/10), o fotógrafo Luiz Filho interage com os visitantes de sua exposição “Diamond”. A mostra gratuita segue até 16 de outubro no primeiro piso do Iguatemi Campinas e mostra o olhar daltônico através das cores na fotografia. Além de poder experimentar os óculos Oxy-Iso, que “corrigem” alguns graus do distúrbio, por meio de um tablet, os interessados podem conferir o aplicativo da exposição, que permite visualizar fotos com a mesma percepção de certos daltônicos.

O daltonismo de Luiz Filho foi diagnosticado quando ele tinha 4 anos. Na família, já havia dois outros casos. Nos primeiros anos da vida escolar, confundia as cores ao pintar seus desenhos. Descobriu, aos poucos, que podia fazer pinturas em preto e branco.

“Tive contato com a fotografia na faculdade de publicidade e propaganda, descobri o meu lado artístico e a minha forma de me comunicar com o mundo. E ao invés de tentar me enquadrar no olhar ´padrão´, nesta minha primeira exposição resolvi defender o daltonismo e transformá-lo no tema do meu trabalho”, diz Luiz Filho, que não se rendeu à sua limitação visual, transformando-a em uma forma diferente de enxergar o mundo.

000

Natural de Barra Bonita (SP), Luiz Filho começou sua carreira como fotógrafo em 2012, em Campinas. No decorrer de sua trajetória profissional, percebeu que a fotografia artística e de moda é sua grande paixão. Foi então que em 2014 começou a fotografar para a filial de uma das maiores agências de modelo do Brasil. A exposição Diamond, que teve a participação de nove modelos, demorou cerca de um ano para ser concluída.

O aplicativo que estará disponível ao público permite, por meio de filtros, que o usuário tenha a mesma percepção que os daltônicos teriam ao visualizar as fotos. Ele possui três graus diferentes de daltonismo, distúrbio da visão que interfere na percepção das cores.

Além de adquirir gratuitamente o aplicativo, os interessados têm a opção de conferir outros ensaios fotográficos realizados por Luiz Filho na Galeria Diamond, no endereço www.exposicaodiamond.com.br.

A exposição, que após a permanência no Iguatemi Campinas deverá rodar o país, poderá ser visitada gratuitamente no primeiro piso do shopping.

Serviço

Exposição Diamond

Quando: até 16 de outubro

Onde: primeiro piso do Iguatemi Campinas, em frente ao restaurante Montana Grill (Av. Iguatemi, 777, Vila Brandina, Campinas, SP)

Horários: de segunda a sábado das 10h às 22h e aos domingos, das 14h às 20h

Para ver mais fotos da exposição: www.exposicaodiamond.com.br

O APP Exposição Diamond pode ser baixado gratuitamente na Apple Store ou na Play Store (sistema Android).

Sobre Adriana Menezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>