Luiz Filho conversa hoje com público sobre daltonismo em sua mostra Diamond, no Iguatemi
Mostra 'Diamond', de Luiz Filho, permanece no Iguatemi Campinas até o dia 16/10; hoje (9/10), das 14h às 19h o fotógrafo interage com os visitantes no local

Luiz Filho conversa hoje com público sobre daltonismo em sua mostra Diamond, no Iguatemi

Das 14h às 19h de hoje (9/10), o fotógrafo Luiz Filho interage com os visitantes de sua exposição “Diamond”. A mostra gratuita segue até 16 de outubro no primeiro piso do Iguatemi Campinas e mostra o olhar daltônico através das cores na fotografia. Além de poder experimentar os óculos Oxy-Iso, que “corrigem” alguns graus do distúrbio, por meio de um tablet, os interessados podem conferir o aplicativo da exposição, que permite visualizar fotos com a mesma percepção de certos daltônicos.

O daltonismo de Luiz Filho foi diagnosticado quando ele tinha 4 anos. Na família, já havia dois outros casos. Nos primeiros anos da vida escolar, confundia as cores ao pintar seus desenhos. Descobriu, aos poucos, que podia fazer pinturas em preto e branco.

“Tive contato com a fotografia na faculdade de publicidade e propaganda, descobri o meu lado artístico e a minha forma de me comunicar com o mundo. E ao invés de tentar me enquadrar no olhar ´padrão´, nesta minha primeira exposição resolvi defender o daltonismo e transformá-lo no tema do meu trabalho”, diz Luiz Filho, que não se rendeu à sua limitação visual, transformando-a em uma forma diferente de enxergar o mundo.

000

Natural de Barra Bonita (SP), Luiz Filho começou sua carreira como fotógrafo em 2012, em Campinas. No decorrer de sua trajetória profissional, percebeu que a fotografia artística e de moda é sua grande paixão. Foi então que em 2014 começou a fotografar para a filial de uma das maiores agências de modelo do Brasil. A exposição Diamond, que teve a participação de nove modelos, demorou cerca de um ano para ser concluída.

O aplicativo que estará disponível ao público permite, por meio de filtros, que o usuário tenha a mesma percepção que os daltônicos teriam ao visualizar as fotos. Ele possui três graus diferentes de daltonismo, distúrbio da visão que interfere na percepção das cores.

Além de adquirir gratuitamente o aplicativo, os interessados têm a opção de conferir outros ensaios fotográficos realizados por Luiz Filho na Galeria Diamond, no endereço www.exposicaodiamond.com.br.

A exposição, que após a permanência no Iguatemi Campinas deverá rodar o país, poderá ser visitada gratuitamente no primeiro piso do shopping.

Serviço

Exposição Diamond

Quando: até 16 de outubro

Onde: primeiro piso do Iguatemi Campinas, em frente ao restaurante Montana Grill (Av. Iguatemi, 777, Vila Brandina, Campinas, SP)

Horários: de segunda a sábado das 10h às 22h e aos domingos, das 14h às 20h

Para ver mais fotos da exposição: www.exposicaodiamond.com.br

O APP Exposição Diamond pode ser baixado gratuitamente na Apple Store ou na Play Store (sistema Android).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>