Capa » Cultura Viva » Da França, Geraldo Ramos assina a nova exposição na Galeria Virtual da ASN
Da França, Geraldo Ramos assina a nova exposição na Galeria Virtual da ASN
Geraldo Ramos em destaque na Galeria Virtual ASN (Foto Divulgação)

Da França, Geraldo Ramos assina a nova exposição na Galeria Virtual da ASN

Grand Palais e Galerie Herouet, em Paris, Lavoir Vasserot em Saint-Tropez e Ancien Presbytere, em Le Plan de La Tour, são alguns dos espaços onde Geraldo Ramos expôs suas obras na França, onde mora desde 1992. A partir desta quinta-feira, dia 17 de novembro, o artista plástico araraquarense e que morou anos em Campinas é o novo nome em destaque na Galeria Virtual da Agência Social de Notícias.

Geraldo Ramos se formou em Arquitetura e Urbanismo na PUC-Campinas, em 1980, e trabalhou por três anos como diretor de arte em uma agência de publicidade em São Paulo, antes de viajar à Europa para aprofundar os estudos e pesquisas em artes plásticas. Viveu primeiramente em Londres, onde expôs em endereços tradicionais como Leighton House e The Mall Gallery.

Em 1992 decide se radicar na França e lá consolida a sua carreira, embora por três anos tenha voltado a morar no Brasil. Expôs no Museu de Arte Contemporânea de Campinas (MACC) e na Casa de Cultura Laura Alvim, no Rio de Janeiro.

Resenhas de artistas renomados, em catálogos de exposições individuais e coletivas, comentaram facetas da obra de Geraldo Ramos. “Como pode Geraldo Ramos criar quadros tão humanos, estando os humanos ausentes?”, pergunta Ignácio de Loyola Brandão, tão araraquarense quanto. “Geraldo Ramos simplesmente fala da condição humana. E da inexorável solidão a que estamos condenados”, responde o próprio autor de “Não verás país nenhum” e outros livros.

“A pintura de Ramos é um gesto de celebração e reverência à força das cores”, resume a escritora Maria Clara Pellegrino. “As imagens criadas por este artista plástico são algo de tão extraordinário e fascinante que lembram miragens fabulosas fabricadas pelo milagre natural da luz do sol ao encontrar-se e refletir-se nos espelhos das nuvens e das dunas do deserto”, diz o cantor, compositor e escritor Jorge Mautner.

É a exuberância da obra de Geraldo Ramos, que enviou suas produções de Provence, onde reside, que os amigos e amigas da Agência Social de Notícias podem apreciar a partir deste dia 17 de novembro. A Galeria Virtual tem justamente o propósito de apresentar e divulgar o trabalho de artistas plásticos e fotógrafos com história ligada a Campinas e região.

 

Obra de Geraldo Ramos, como amostra de seu trabalho cheio de cores

Obra de Geraldo Ramos, como amostra de seu trabalho cheio de cores

02_geraldo-ramos 03_geraldo-ramos 04_geraldo-ramos

05_geraldo-ramos 06_geraldo-ramos 07_geraldo-ramos_960x

08_geraldo-ramos_960 09_geraldo-ramos 10_geraldo-ramos_960

 

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.