Blogs, Galeria Virtual, prêmio nacional: o ano de 2016 da Agência Social de Notícias
Equipe da ASN e colaboradores da plataforma de blogs: uma das conquistas em 2016

Blogs, Galeria Virtual, prêmio nacional: o ano de 2016 da Agência Social de Notícias

A Agência Social de Notícias registrou muitas conquistas em 2016, ano caracterizado por enorme turbulência política e crise econômica no Brasil. Os lançamentos da plataforma de blogs, que já conta com vários colaboradores, e da Galeria Virtual, com diversos artistas e fotógrafos expostos, resultaram em momentos marcantes. No final do ano, a ASN foi uma das vencedoras da primeira edição do Prêmio Nacional de Jornalismo em Seguros.

No dia 7 de março estava na web o primeiro post da plataforma de blogs da ASN, um espaço criado para ampliar a divulgação e reflexão sobre fatos e temas relevantes na sociedade contemporânea. A plataforma já conta com diversos colaboradores, entre jornalistas e profissionais reconhecidos de diversas áreas.

Além dos editores José Pedro Martins e Adriana Menezes, o time de colaboradores da  plataforma de blogs da ASN é composto por alguns dos nomes mais conhecidos do jornalismo de Campinas e região: Daniela Prandi, Marta Avancini, Josiane Giacomini, Cacalo Fernandes, Jaqueline Fernandes, Fabiana e Marcela Pacola e Carlãozinho Lemes, o mais recente membro do grupo. Cinema, Inclusão, Pé de Palavra (sobre poesia), Crônicas do Cotidiano, Arte, Psicanálise e Poesia, Moda Sustentável e Insônia Insana são, respectivamente, os temas/abordagens dos colaboradores, em um cardápio variado e suculento.

A Galeria Virtual ASN foi lançada, por sua vez, no dia 22 de setembro, uma semana antes da Agência Social de Notícias completar dois anos de atividades. A proposta, agora, era criar um ambiente para a divulgação do trabalho de artistas plásticos e fotógrafos dos mais renomados de Campinas e região.

Os fotógrafos Nelson Chinalia, Kamá Ribeiro e Carlos Bassan já apresentaram recortes de suas brilhantes obras na Galeria Virtual ASN, assim como os artistas plásticos Marília Cotomacci, Lygia Eluf e Geraldo Ramos. O premiado artista visual Dálcio Machado é o nome atual em destaque na Galeria Virtual ASN, mais um projeto da Agência Social de Notícias, visando ampliar os olhares e perspectivas sobre questões cruciais nos conturbados tempos atuais.

Adriana e o Diploma de Mérito Jornalístico "Bráulio Mendes Nogueira" (Foto Adriano Rosa)

Adriana e o Diploma de Mérito Jornalístico “Bráulio Mendes Nogueira” (Foto Adriano Rosa)

Prêmio e reconhecimentos – Na noite do dia 21 de junho a jornalista Adriana Menezes, editora da ASN, recebeu da Câmara Municipal de Campinas o Diploma de Mérito Jornalístico “Bráulio Mendes Nogueira”. O Diploma foi entregue à jornalista  em razão dos “relevantes serviços prestados a Campinas na área da imprensa”, conforme o decreto oficial sobre a homenagem.

Muito emocionada, em seu discurso de agradecimento a jornalista dedicou o Diploma aos seus pais e aos dois filhos, todos presentes à cerimônia. Adriana também agradeceu à cidade de Campinas, pelo acolhimento a ela e família. Ela nasceu no Recife e morou em São Bernardo do Campo e Salvador antes da família se fixar em Campinas.

No dia 01 de outubro, o editor de fotografia da Agência Social de Notícias, Martinho Caires, tomou posse na cadeira número 7 da Academia Campineira de Letras e Artes (ACLA). É a cadeira que tem como patrono o escultor Lelio Coluccini, artista com um papel histórico na cultura de Campinas.

Martinho Caires: honra em assumir a cadeira 7, de Lelio Coluccini, na ACLA (Foto Adriano Rosa)

Martinho Caires: honra em assumir a cadeira 7, de Lelio Coluccini, na ACLA (Foto Adriano Rosa)

“Estou muito contente, por mim e pela fotografia, pois vejo que ela está sendo percebida de uma maneira diferente”, afirmou Martinho Caires, na ocasião da cerimônia de posse. “Os consensos são construídos ao longo de décadas e acho que ninguém mais questiona a importância da fotografia e o seu caráter de arte e, às vezes, de denúncia social. Mas no mundo contemporâneo, em que a imagem é determinante, a fotografia alcança outro status. Estar na Academia Campineira de Letras e Artes, neste cenário, é um grande desafio e uma honra”, comentou Caires.

Na noite do dia 30 de novembro, em cerimônia realizada no Teatro Maison de France, centro do Rio de Janeiro, a Agência Social de Notícias tornou-se uma das vencedoras da primeira edição do Prêmio Nacional de Jornalismo em Seguros, na categoria Internet, com a reportagem “Setor de seguros está ativo frente às mudanças climáticas, mas Brasil precisa acelerar o passo”, do jornalista José Pedro Martins, editor da ASN.

Cada uma das seis categorias em disputa teve dez finalistas e três ganhadores. Foram 491 trabalhos inscritos, de vários estados brasileiros, na primeira edição do Prêmio promovido pela Federação Nacional dos Corretores de Seguros (FENACOR), com apoio da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNSeg) e Escola Nacional de Seguros.

José Pedro Martins, da ASN, recebendo o prêmio na cerimônia no Teatro Maison de France, no Rio de Janeiro (Foto Divulgação)

José Pedro Martins, da ASN, recebendo o prêmio na cerimônia no Teatro Maison de France, no Rio de Janeiro (Foto Divulgação)

A reportagem da Agência Social de Notícias premiada aborda o protagonismo da indústria de seguros nas ações de combate às mudanças climáticas. A reportagem mostra que o Brasil, entretanto, ainda existe uma lacuna institucional para concretizar a inserção dos seguros nas estratégias de enfrentamento das mudanças climáticas.

A Agência Social de Notícias havia vencido em 2015 o Prêmio FEAC de Jornalismo na categoria Fotografia, com trabalho de Adriano Rosa para a reportagem especial “Brincar é a cura da violência em família dentro do projeto Recriando Vínculos feito por voluntárias em Campinas”. A mesma reportagem, com o texto assinado por Adriana Menezes, foi finalista da categoria nacional Jornalismo On-Line.

São conquistas da Agência Social de Notícias, em seus pouco mais de dois anos de existência. Para 2017, novos planos, novas ideias, sempre com o propósito de fazer um jornalismo independente e em sintonia com as rápidas transformações no complexo cenário das novas tecnologias de informação e comunicação.

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>