sexta-feira , 22 setembro 2017
Carol Ladeira lança o CD “Mar de Vento” dia 11 de fevereiro na Cia Sarau, em Campinas
Carol e músicos parceiros de pesquisas e do novo CD (Foto Bia Porto)

Carol Ladeira lança o CD “Mar de Vento” dia 11 de fevereiro na Cia Sarau, em Campinas

A dedicação à pesquisa das raízes culturais brasileiras está expressa no CD “Mar de Vento”, que a cantora Carol Ladeira lança no dia 11 de fevereiro, sábado, a partir das 20h30, na Cia Sarau, em Campinas. São canções, sambas, candombe e ijexás e arranjos criados coletivamente, fruto da sintonia de quem já toca junto há alguns anos. No caso, a parceria entre Carol Ladeira e os músicos Chico Santana (percussão), Edu Guimarães (sanfona, piano e percussão) e Gustavo de Medeiros (violão de 7, bandolim, guitarra e percussão). A gravação do CD aconteceu praticamente ao vivo, o que dá um novo sabor e calor ao “Mar de Vento”. A Cia Sarau fica na rua José Martins, 1899, Vila Santa Izabel, distrito de Barão Geraldo.

De fato, o CD tem a marca da força refinada da percussão de Chico, com seus variados tambores e delicada kalimba. Tem ainda a fertilidade de ideias de Edu Guimarães-sanfona, que se esparrama também ao piano. E a riqueza de possibilidades de Gustavo de Medeiros, transitando consonâncias e dissonâncias do bandolim à guitarra.

Carol, de sua parte, sobrevoa com leveza ou batendo a voz na terra com a crueza ou a delicadeza que o momento exige. Há sutilezas e há pancadas. E há vontade de falar sobre o nosso tempo de hoje, “com tudo que ele tem de primavera, de valente esperança e rebeldia”. A gravação teve o apoio do Fundo de Investimentos Culturais de Campinas (FICC 14/15).

A cantora lançou seu primeiro CD, “Quitanda”, em 2010, com direção musical de Kiko Dinucci e Marcelo Pretto. O CD deu origem a show com direção cênica de Ésio Magalhães.

Carol Ladeira também se prepara para lançar livro em 2017 (Foto Bruna Neves)

Carol Ladeira também se prepara para lançar livro em 2017 (Foto Bruna Neves)

Em 2013, Carol lançou dois CDs de projetos dos quais fez parte: “Mergulho”, com Quinteto Coloquial, pesquisando ritmos populares brasileiros e linguagens ligadas ao jazz, e “Esticador de Horizontes”, com CantaVento, música boa de brincar. Em 2014, lançou CD e DVD com o projeto Angudadá, que surgiu a partir da parceria com os músicos Duda Larson e Eduardo Klebis, junto com o cartunista e diretor de animação Thomate.

Carol Ladeira cursou Canto Popular na Unicamp, onde também fez mestrado em Artes da Cena, pesquisando sua prática e a de outras cantoras brasileiras como Juçara Marçal e Mônica Salmaso, sua relação com o público e a proximidade com obra do educador Paulo Freire. Desta experiência, prepara-se para lançar em 2017 o livro “Cantar como prática da Liberdade”.

A artista já se apresentou no programa Sr. Brasil, de Rolando Bondrin, na TV Cultura (2015). Com o Quinteto Coloquial, foi premiada pelo Ministério da Cultura com Residência Artística em Pernambuco. Esta experiência resultou na elaboração de show e documentário com o Grupo Bongar, da Casa de Candomblé Xambá, de Olinda (2011).

Em todos os trabalhos, ressalta a artista, em comum há a “busca por sonoridades originais e canções inéditas, liberdade para passear por diferentes ritmos da cultura brasileira, o desejo de se comunicar com as mais diferentes pessoas e por fazer uma música que amplie os horizontes de quem a faz e quem a escuta”.

Cartaz do lançamento do novo CD de Carol Ladeira

Cartaz do lançamento do novo CD de Carol Ladeira

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>