No terreno fértil da revolução estética imprimida pela modernidade, a colagem emergiu como uma das principais técnicas de criação e recriação de estilos e linguagens. Pois o universo multifacetado da colagem é o território artístico onde Marcela Pacola transita, com produções cada vez mais sofisticadas e que apontam para uma evolução permanente. Um recorte da obra de Marcela Pacola é o destaque a partir de hoje na Galeria Virtual da Agência Social de Notícias.
A colagem é uma ferramenta que, na história da arte, aparece em meados do século XII, com os calígrafos japoneses que se utilizam de pedaços de papel e tecido como cenário para suas composições. Com o passar do tempo, a colagem se tornou um recurso cada vez mais popular, sendo muito empregado por exemplo nos jornais e revistas da Europa no século 19.
Mas de fato foi com a erupção da modernidade que a colagem firmou o seu status de plataforma privilegiada de criação/recriação. A diversidade de opiniões, olhares e linguagens que define a idade moderna encontrou na colagem um veículo ideal. Um emblema é o conjunto de peças cubistas que Georges Braque e Pablo Picasso montaram usando recortes de jornais e outros materiais em suas telas.
Mais recentemente, com as transformações profundas possibilitadas pelas técnicas digitais, a colagem deu um novo salto, e novas narrativas passaram a ser escritas pela técnica quase milenar.
Marcela Pacola também faz essa transição, da colagem em papel para o campo digital e vice-versa. Formada em administração de empresas pela PUC – Campinas e produtora independente de projetos culturais, Marcela Pacola trabalha com colagem e fotografia desde 2013.
Ela é proprietária do The MIX Bazar, um projeto que une moda sustentável, arte, design, abrange também um estúdio criativo e um brechó. Também é idealizadora da Feira SUB de arte impressa e publicações independentes, que acontece anualmente em Campinas desde 2016 e que já se firmou como uma das principais referências em sua área no Brasil. Marcela Pacola também é colaboradora da plataforma de blogs da Agência Social de Notícias.
Embora tenha iniciado os trabalhos de colagem em 2013, o hábito de recortar imagens de jornais e revistas é uma constante na sua vida, “ainda que muitas vezes os recortes ficam guardados sem ter um destino definido”, conta Marcela. Foi a partir de 2014, ela lembra, que decidiu seguir com suas experimentações nessa linguagem artística criando trabalhos de arte-colagem. Inicialmente usando apenas cola e tesoura e mais recentemente incluindo a colagem digital no seu processo.
A inspiração, relata, vem de várias linguagens artísticas: fotografia, desenho, cinema e a própria colagem em si. E também de seus registros fotográficos do cotidiano, como por exemplo fotos de frutas de uma quitanda ou de ruas e prédios que capta ao andar pelas ruas.
Na série mais recente, criou o ‘Calendário 2019’ com fotos antigas de mulheres ocupando as ruas e prédios de São Paulo e Campinas. A série contempla intervenções utilizando fotos autorais misturadas com imagens que a artista capta da internet. O trabalho surge no formato de um calendário com 7 arte-colagens para os meses de 2019. É um recorte dessa série, que expressa um diálogo sutil entre diferentes tempos e espaços, sinalizando leituras diferentes sobre a realidade, o material que a Galeria Virtual da ASN apresenta a partir de hoje.
Recentemente, Marcela Pacola participou da exposição Universo Colagem na Universidade do Papel em São Paulo, onde irá retornar no dia 2 de dezembro para participar da 5ª edição do Paper Day, um evento com foco em trabalhos artísticos que têm o papel como base. No Paper Day Marcela estará lançando seu novo trabalho, uma série de colagens intitulada ‘Childhood’ com fotos antigas de crianças brincando que originaram colagens que retratam a alegria de viver da infância.
Suas colagens podem ser encontradas no The MIX Bazar ou pelo seu Instagram @marcelapacolacollageart. O calendário pode ser encomendado através do e-mail marcela@mpacola.com.br.
O The MIX Bazar é um espaço múltiplo que além de abrigar loja, brechó e estúdio criativo, realiza cursos e workshops, exposições culturais e performances artísticas. O MIX fica na Rua Joaquim Gomes Pinto, 9, no bairro Cambuí em Campinas, e abre de terça a sexta das 10 às 18 horas, e aos sábados das 10 às 14 horas. O bazar fica fechado aos domingos e segundas-feiras.
O Paper Day acontece no dia 2/12 das 10h às 19h na Universidade do Papel na Rua Matias Aires, 61 em São Paulo.
A Galeria Virtual é um espaço no qual a Agência Social de Notícias apresenta talentos de Campinas e região nas artes gráficas e plásticas e na fotografia. O trabalho de Marcela Pacola é o primeiro que a Galeria Virtual exibe com a técnica da colagem e suas múltiplas janelas para a criação.