Cacalo Fernandes
O Brasil produz 4,2 milhões de toneladas de carne de galinha por ano. Depois vem os Estados Unidos com 3,3 milhões. Significa dizer que o país sonha ter quase um galinheiro em cada esquina. É mole???
O ovo de boteco faz parte deste cálculo. E certo ovo de galinha nasce azul. Não é só azul. É azul com manchas pretas, as manchas pretas que fazem zigue-zague no ovo azul.
Toledo, frequentador assíduo do bar do Zeca, irritou-se: “Azul, manchas pretas que fazem zigue-zague? Não sei não!!! Que droga é essa? Que estranho”!!!
É lógico dizer que todo ovo que nasce azul é parte dessa história. Está certo. O azul faz parte de muitas cores que cobrem o frango. A tal cor azul, por exemplo, faz parte delas e o termo diz respeito a frangos descendentes que vieram da Holanda.
Aí entra uma história difícil de responder. Como sair de braços dados com uma galinha, na área mais famosa do Rio de Janeiro, só por botar ovos azuis???
E você vai me responder: “por que eu só queria circular com alguém de ovos azuis. Ponto”. Aí eu refuto: “Ponto coisa nenhuma!!! Eu disse na época que só queria passear com algum ser. E galinha é um ser quase humano.
O engano de Toledo com certeza era certo, apesar de ele ser um inveterado consumidor de destilados em boteco. O Brasil é o maior exportador de carne de frango do mundo. Como o frango bota ovo a dar com pau ele leva o título.