O ser humano é a matéria-prima da fotografia de Kamá Ribeiro. O ser humano de carne, osso, coração e trabalho. O fotógrafo está interessado na integralidade do humano, em sua beleza, em suas contradições, em seus traços de dor e alegria. É essa visão peculiar, radicalmente humanista, que estará em destaque a partir desta quinta-feira, dia 3 de novembro, na Galeria Virtual da Agência Social de Notícias. Um convite ao universo especial de Kamá Ribeiro.
Kamá nasceu no distrito de Joaquim Egídio, em Campinas, e continua mantendo forte ligação com suas raízes, com a terra que ama tanto e a quem dedicou um importante projeto de resgate, de valorização da memória local. É o documentário “Festa de Agosto: São Joaquim e São Roque”, que desenvolveu em parceria com Décio Cesarini Júnior e os produtores Tomas May e Michel Belletatti.
Com recursos do Fundo de Investimentos Culturais de Campinas (FICC), o documentário apresenta as origens e a trajetória da principal festa religiosa de Joaquim Egídio, o evento responsável por grande parte da identidade cultural do distrito e seus moradores.
Em 1992 Kamá Ribeiro iniciou a sua carreira profissional, com destaque para a fotografia em preto e branco, que permaneceu como uma marca de sua trajetória. A partir de 1998 passou a atuar como repórter-fotográfico, ao ingressar no jornal “Diário Popular”.
Participou de várias exposições, individuais e coletivas, e de diversos projetos sociais, como “Captando Imagens”, “Revisitando Histórias” (COMEC), “Comunidade em Foco” (CDI) e “Fotografia de Rua – Retratos” (SESC-Campinas).
O fotógrafo ganhou dois prêmios em primeiro lugar, nos concursos Fotografe Campinas 2008 e Revele Campinas 2015. Em 2013 recebeu homenagem da Câmara Municipal de Campinas, com a Medalha de Mérito Jornalístico Hércules Florence.
Foi ainda o técnico responsável pelos trabalhos acadêmicos no estúdio e laboratório fotográfico nos cursos de Comunicação da UNIP (2001-2008) e Metrocamp (2009-2016). Atualmente fotografa eventos e se dedica à fotografia autoral.
Kamá Ribeiro é o quarto nome a figurar na Galeria Virtual da ASN. Os primeiros com trabalhos publicados na Galeria foram as artistas plásticas Marilia Cotomacci e Lygia Eluf e o fotógrafo Nelson Chinalia. A Galeria Virtual da Agência Social de Notícias foi criada justamente com o propósito de apresentar e divulgar os talentos de artistas plásticos e fotógrafos de Campinas e região.