Um viajante da fotografia, um andarilho das imagens que já transitou do universo do rock e do teatro a vilarejos da Europa e ao deserto do Sahara, tendo compartilhado o seu talento através de alguns dos mais importantes veículos de comunicação do Brasil. O fotógrafo especializado em fotojornalismo e estúdio Rennato Testa é o primeiro destaque de 2017 da Galeria Virtual ASN, a partir desta quarta-feira, dia 11 de janeiro.
O paulistano Rennato Testa morou em Campinas e há algum tempo está de volta a São Paulo mas na realidade é um cidadão do mundo. Já andou pelos quatro cantos do planeta, sempre atento ao detalhe que pode surpreender, encantar e fazer pensar. Nesse sentido é um missionário das lentes, um profissional que adora encarar desafios porque para ele a fotografia é um portal. Um portal para a descoberta de novas perspectivas, de novas visões sobre a vida.
O olhar diferenciado foi amadurecido pela experiência de atuação em várias frentes. Formado em Jornalismo e Publicidade e Propaganda pela FIAM-FMU, em São Paulo, começou a trajetória como freelancer na legendária Revista POP da Editora Abril, na década de 1970. Era a bíblia da cena musical, a porta de entrada da juventude brasileira para a galeria do rock nacional e internacional, com pit stop nos points do surf que se firmava como uma das principais linguagens contemporâneas.
Depois trabalhou ou foi freelancer em diversos jornais e revistas, como “Diário do Povo”, “Folha de São Paulo”, “O Globo”, “Superesportes”, “Carta Capital” e “Caros Amigos”. Viajou para todas as regiões brasileiras em missões fotográficas e produziu uma imensidão de imagens no exterior, incluindo faixas do deserto do Sahara no Marrocos e na Tunísia. Com máquina fotográfica ou celular, o prazer e a obsessão pela captura do instante mágico, este é Rennato Testa.
A Galeria Virtual ASN tem o propósito de divulgar o trabalho de fotógrafos e artistas plásticos de Campinas e região.
Vc estudou no Pio XII em Campinas ?
Seu apelido era “MUG” ?