Neste sábado, dia 23 de março, a partir das 10 horas, o grupo Academia João Pequeno de Pastinha (AJPP-CECA) realizará atividades de oficina e roda de capoeira na Sala dos Toninhos – Estação Cultura, região central de Campinas. Será a celebração da formatura de duas Mestras de capoeira angola, a abertura do trabalho tradicional do grupo e a formação de uma Orquestra Feminina de Berimbau na cidade, que serão conduzidos pela Professora Simone Nogueira.
A formatura da Mestra Dedê (Andressa Siqueira/São Paulo), da Mestra Rosinha (Rosa Simões/Bauru) e da Professora Simone Nogueira (Campinas) aconteceu no ultimo dia 19 de janeiro, na Associação Brasileira de Capoeira Angola em Salvador – BA, com presença de renomados Mestres como Pelé da Bomba, Zé do Lenço, Roberval, Ciro e Faísca. Essa conquista feminina se deu durante o Encontro Internacional de Capoeira Angola do grupo AJPP/CECA organizado por Mestre Pé de Chumbo, que transmite os ensinamentos e legado do Mestre Pastinha e do Mestre João Pequeno. Personagens marcantes da história mundial da capoeira.
O Encontro que Mestre Pé de Chumbo organizou na Bahia teve muitos aspectos de fortalecimento das mulheres capoeiristas. A abertura do evento foi marcada por um belo debate sobre a presença histórica das mulheres na capoeira, trazendo mais visibilidade ao espaço que ocupam desde o início. Todas as rodas do evento foram iniciadas com a energia delas, as mulheres formaram a bateria de instrumentos e conduziam os toques e cantos. Finalizando com a formatura das mestras e da professora Simone Nogueira, quem conduzirá o trabalho tradicional do grupo, bem como a Orquestra Feminina de Berimbau em Campinas.
A proposta é que o trabalho do grupo AJPP-CECA siga as orientações tradicionais de Mestre João Pequeno de Pastinha: “capoeira é para homem, menino e mulher, só não aprende quem não quer!”. Portanto, será aberto a todos e todas interessadas. Já a Orquestra Feminina de Berimbau, constitui um trabalho inovador e voltado exclusivamente para mulheres. O objetivo do processo é criar um espaço acolhedor para mulheres capoeiristas ou não se expressarem e trocarem experiência por meio da musicalidade da capoeira.
O evento de abertura desses trabalhos em Campinas será dia 23 de março e contará com a presença de Mestre Pé de Chumbo, Mestre Jurubeba, Mestra Dedê e Mestra Rosinha, além de outros formados do grupo Academia João Pequeno de Pastinha.
PROGRAMAÇÃO DO DIA 23/03:
10h-13h – Oficina de musicalidade e movimentos com Mestre Pé de Chumbo ($40)
16h- 18h – Performance: “Me gritaram negra” com #Trupe do Interior e Roda de Capoeira para apresentação dos mestres e mestras do AJPP-CECA (gratuito)
A Orquestra Feminina de Berimbau terá ensaios todas as terças, das 19h às 21h, na Sala dos Toninhos – Estação Cultura. Inscrições estão abertas até 25 de março no link https://bit.ly/2C3Z5sY
O trabalho do grupo AJPP-CECA será desenvolvido às segundas e quartas, das 19h às 21h, na Sala dos Toninhos – Estação Cultura. As inscrições estão abertas até 25/04/19 no link http://twixar.me/5k23.
Serviço
O Quê: Abertura dos Trabalhos da Academia João Pequeno de Pastinha / CECA-Campinas
Quando: Sábado (23/03), a partir das 10h
Onde: Estação Cultura – Sala dos Toninhos e Toninhas ( R. Francisco Teodoro, 1050 – Vila Industrial, Campinas )
Quanto: Entrada R$ 40,00
Para mais informações
Sobre o evento:
Simone Gibran- (19) 982922969
Fotos acervo pessoal do grupo
Mestra Dede e Mestra Rosinha acompanham e desenvolvem a capoeira angola com Mestre Pé de Chumbo há mais de 20 anos, realizando trabalhos na cidade de São Paulo e Bauru, respectivamente. Elas se destacam pela produção de pesquisas acadêmicas sobre capoeira nas áreas de meio ambiente, sustentabilidade, educação e artes. Além disso, promovem debates e ações para o fortalecimento e permanência de mulheres nesta prática tradicional afro-brasileira.