A assistente social Jane Valente recebeu na noite de sexta-feira, dia 22 de março, na Câmara Municipal, o título de Cidadã Campineira. Ao lado da tribuna onde os vereadores fazem os seus pronunciamentos um estandarte multicolorido se destacava: era a homenagem das organizações sociais de Campinas a Jane Valente, pelos inúmeros serviços que ela tem prestado nos últimos anos, sobretudo na defesa dos direitos das crianças e adolescentes.
“Destacamos aqueles serviços onde Jane atuou diretamente, como o Família Acolhedora e o Sapeca, que alcançaram projeção nacional e internacional”, explicou Izabel Cristina Santos de Almeida, coordenadora geral do Projeto Gente Nova (Progen), uma das principais organizações de defesa dos direitos da infância e juventude em Campinas.
De fato, no estandarte confeccionado pelas entidades sociais estão referências ao Serviço de Acolhimento e Proteção Social à Criança e ao Adolescente (Sapeca), uma das organizações que prestam o serviço de Acolhimento Familiar no município; à própria Família Acolhedora, famílias devidamente habilitadas a receber de forma provisória e autorizada pela Vara da Infância e Juventude as crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade; e ao Serviço Único de Assistência Social (SUAS). Instâncias onde Jane Valente atuou, como profissional de Assistência Social e, entre 2013 e agosto de 2017, como secretária municipal de Assistência Social e Segurança Alimentar da Prefeitura Municipal de Campinas.
Janete Aparecida Giorgetti Valente recebeu o título de Cidadã Campineira por iniciativa do vereador Jorge da Farmácia, que na cerimônia na Câmara Municipal destacou a sua trajetória na ação social no município. Entre outros, estavam presentes o presidente da Câmara, Marcos Bernardelli, e a secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Eliane Jocelaine Pereira.
“Espero continuar nessa caminhada aprendendo sempre e poder oferecer sempre o melhor de mim. Obrigada, ser campineira é uma honra”, afirmou Jane Valente, agradecendo a honraria e enaltecendo o trabalho de todos, setor público, profissionais e organizações sociais que se empenham pela garantia dos direitos de cidadania de crianças e adolescentes em Campinas.
A mais nova Cidadã Campineira chegou à cidade em 1969, vinda com a família de São Manuel. Ela se formou em Serviço Social pela PUC-Campinas e é Mestre e Doutora em Serviço Social pela PUC-São Paulo. Durante sete anos Jane foi coordenadora do Sapeca.
Em função do trabalho no Sapeca, Jane Valente se tornou uma referência no tema, tendo lançado em 2014 o livro “Família Acolhedora – As relações de cuidado e de proteção no serviço de acolhimento”. Lançado pela Editora Paulus, o livro é fruto da tese de doutorado na PUC-São Paulo.
Depois que deixou a Secretaria Municipal de Assistência Social e Segurança Alimentar, a profissional passou a coordenar a construção coletiva do Plano pela Primeira Infância Campineira (PIC). Entre as honrarias que já recebeu está o Prêmio Nacional Medalha Zilda Arns de Boas Práticas para a Primeira Infância, recebido em Forquilhinha (SC) no dia 24 de abril de 2018.
Deixe uma resposta
Você deve fazer Loginpara deixar um comentário.