Em 2021, em função do distanciamento social, o Programa Educacional da ABAG/RP será novamente aplicado exclusivamente em modo digital. O piloto, realizado na região de Ribeirão Preto, no ano passado, foi um sucesso, e a ABAG/RP decidiu atender a um pleito bastante antigo, o de ampliar o alcance e permitir a participação de professores e escolas de regiões mais distantes.
O tradicional Programa Educacional da Associação Brasileira de Agronegócio da Região de Ribeirão Preto (ABAG/RP) foi criado em 2001 com o diferencial de promover a capacitação dos professores com atividades práticas, palestras e visitas. A versão online foi necessária para a continuidade das atividades em tempos de pandemia. A essência do conhecer mais para ensinar melhor nunca foi tão necessária quanto hoje. Esse novo modelo permite que educadores de outras regiões também levem o agro para os conteúdos programáticos de suas disciplinas.
Os temas abordados nos Módulos e Capítulos do Programa Educacional “Agronegócio na Escola” – Etapa Digital começam com a história da agricultura, passam pelas evoluções tecnológicas, pela sustentabilidade das cadeias produtivas, preservação ambiental, conservação dos recursos naturais, geração de energia limpa e renovável, cooperativismo e associativismo, entre tantos outros. A conexão da realidade do setor com as diversas áreas do conhecimento, e a transversalidade dos assuntos torna o aprendizado muito mais atrativo.
Para que essa jornada digital seja ainda mais lúdica e interessante, os materiais audiovisuais foram mesclados com testes de conhecimento, desafios e concursos culturais. Assim, professores e alunos não apenas conhecerão mais sobre esse importante setor da economia, como também concorrerão a vários prêmios.
A ideia é que no futuro um modelo híbrido seja adotado, mesclando os modos digital e presencial, e assim que possível a ABAG/RP voltará a organizar visitas para professores e alunos em propriedades rurais, agroindústrias, cooperativas e instituições de ensino e pesquisa associadas. Da mesma maneira, a expectativa é que essas experiências possam também ser oferecidas por novos parceiros em regiões mais distantes, ou até mesmo em outros estados.
Entre 2001 e 2020, o Programa teve a participação de 3.397 professores de 626 escolas, em 111 municípios, atingindo 255.952 alunos. Nessas duas décadas as visitas em campo propiciadas pela iniciativa contemplaram 150 professores e 2.299 alunos.
Para saber mais e inscrições
Para saber mais sobre o Programa Educacional “Agronegócio na Escola” acesse www.abagrp.org.br/programa-educacional-agronegocio-na-escola
Poderão se inscrever do Programa Educacional “Agronegócio na Escola” – Etapa Digital, professores do Ensino Fundamental, Médio e Profissionalizante. As parcerias com as escolas já estão sendo celebradas. Os interessados devem entrar em contato pelo e-mail abagrp2@abagrp.org.br, ou pelos telefones (16) 3623-2326 e (16) 99733-3754 (WhatsApp).