Capa » Cultura Viva » Nem Sangue nem Areia leva o “boi com história” ao Carnaval na Vila Industrial
Nem Sangue nem Areia leva o “boi com história” ao Carnaval na Vila Industrial
Bloco levou muita gente para as ruas da Vila Industrial em 2014

Nem Sangue nem Areia leva o “boi com história” ao Carnaval na Vila Industrial

“O Boi tem História, o Boi tem Memória”, uma homenagem a esse animal que durante tantos anos fez parte do dia-a-dia da Vila Industrial e que povoa o imaginário do homem desde a pré-história. Este é o tema de 2015 do bloco carnavalesco Nem Sangue nem Areia, que no dia 8 de fevereiro, domingo, e pelo sétimo ano consecutivo, realiza seu desfile pelas ruas da Vila Industrial. O Nem Sangue nem Areia é um exemplo típico da renovação do Carnaval em grandes cidades como Campinas, a partir de blocos de bairros.

A festa acontece a partir das 13h30 na concentração do Nem Sangue nem Areia (Rua Francisco Teodoro, ao lado do acesso ao túnel de pedestres da Vila Industrial), onde além do desfile os participantes poderão acompanhar outras “surpresas” musicais. E pelo segundo ano o bloco contará com a participação muito especial da Bateria Alcalina.

No local, estarão a venda as camisetas do Carnaval 2015 do Nem Sangue nem Areia e haverá um bar para a compra de bebidas e comidinhas de boteco. A intenção da diretoria do bloco é reforçar cada vez mais suas características originais, com as alas dos bois, dos cavalinhos e dos bonecos com cabeções.

Entre as décadas de 40 e 70, durante o Carnaval as ruas da popular Vila Industrial serviam como cenário para o desfile de um dos mais tradicionais blocos da história de Campinas, o Nem Sangue nem Areia, uma referência ao filme Sangue e Areia, que estreou em 1941, estrelado pelo galã Tyrone Power.

A inspiração veio tanto pela influência da produção hollywoodiana quanto pelo fato da Vila Industrial ser um bairro que abrigava matadouros e curtumes, o que fazia com que a passagem de rebanhos de gado pelo bairro fosse uma cena comum. Já transformado em escola de samba, o Nem Sangue nem Areia fez seu último desfile em 1976, e retomou suas atividades em 2009, quando voltou a ser uma referência do carnaval de rua da Vila Industrial e de Campinas.

Cores e fantasias, renovando o Carnaval de rua de Campinas

Cores e fantasias, renovando o Carnaval de rua de Campinas

 

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta