Durante o Carnaval os parisienses e franceses em geral verão na televisão imagens da festa dionisíaca no Rio de Janeiro ou Salvador e, possivelmente, tirarão suas conclusões sobre o que seria o Brasil. Mas no último dia da folia, terça-feira, 17 de fevereiro, possíveis equívocos nutridos sobre a cultura brasileira, durante os festejos de Momo, poderão ser desfeitos, pelo menos para os privilegiados que puderem assistir, no Instituto de Estudos Ibéricos e Latinoamericanos da Sorbonne (31, rua Gay-Lussac, Paris), o Concerto-Conferência do grupo 3 no Som. Os três músicos com sólida formação acadêmica vão analisar, sempre ilustrando com importantes composições, as influências africanas e europeias sobre gêneros musicais brasileiros, como o choro, o samba, o forró, o maracatu, o frevo e o ijexá. A diversidade cultural tupiniquim em uma das mais famosas Universidades europeias.
Os integrantes do 3 no Som – os paulistas Bruno Mota (percussão) e Diego Sales (gaita) e o carioca Caio Chiarini (violão) – desenvolveram um repertório de música instrumental brasileira, evoluindo para uma sonoridade particular, definida pela própria formação instrumental.
Com muito uso da improvisação e da criação, as suas apresentações se destacam pelo caráter espontâneo e original. Suas influências são compositores e instrumentistas como Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Luiz Gonzaga, Noel Rosa, Cartola, Hermeto Pascoal, Tom Jobim, Guinga, Chico Buarque, Milton Nascimento, Egberto Gismonti, João Bosco entre outros.
Os integrantes do grupo mantém atividades de pesquisa junto ao Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (IA – UNESP). O trio já participou de eventos na rede SESC, Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP), Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes, eventos em parceria com o Projeto Guri, (AAPG) dentro de unidades da Fundação Casa – SP, atividades em congressos de arte-educação e em diversas casas de espetáculo do Estado de São Paulo. Vivenciaram em fevereiro de 2014, financiada pelo Ministério da Cultura do Brasil, sua primeira turnê no continente europeu passando por algumas cidades da Itália e Alemanha. Neste domingo, 15 de fevereiro, o grupo inicia uma temporada em Paris, se apresentando no bar TonAir DeBrest.
Nesta terça-feira, dia 17 de fevereiro, estarão na Sorbonne, para o Concerto-Conferência na Salle Delpy, com o propósito de, viajando através de vários gêneros, apresentar um panorama histórico, social e cultural da música brasileira.
O grupo observa que “o assunto abordado envolve milhares de questões políticas, sociais, etnográficas, religiosas e econômicas de grande profundidade”. Diante do desafio representado por essa tamanha complexidade, o 3 no Som esclarece: “Daremos liberdade aos espectadores para que possam apreender as informações e buscar sua própria interpretação dos dados apresentados. Portanto, traremos ferramentas para que cada um possa ampliar seu repertório individual acerca da música e cultura brasileira”. O Brasil mais uma vez vai encantar Paris.