Pétalas no Dia Internacional da Mulher. A data foi comemorada a rigor em Holambra, a Capital Nacional das Flores. Um conjunto de 20 servidores municipais distribuiu cerca de 1 mil botões de rosas, fornecidos pelos produtores locais, para mulheres de todas as idades na manhã deste domingo, 8 de março.
Uma forma de marcar a data e, também, de reiterar o papel de Holambra no mercado nacional de flores. Com cerca de 40 km² de área rural, o município é responsável por quase 40% da produção, 50% da comercialização e 80% da exportação do setor florista no país, além de contar com diversos mercados especializados em vendas por varejo.
O município de Holambra foi constituído a partir de uma cooperativa criada por imigrantes holandeses que colonizaram o município e iniciaram a cultura de cultivo e comercialização de flores, expandida, anos depois, pela criação de um sistema de vendas por meio de leilão eletrônico. Uma experiência trazida, claro, da Holanda. O título de Capital Nacional das Flores foi oficializado em 2011, sancionado pela presidente Dilma Rousseff.