“Cultura Digital e Novas Tecnologias” é o tema da Feira Cultural do mês de maio no CIS-Guanabara (Centro Cultural de Inclusão e Integração Social) da Unicamp, neste sábado, dia 30. O evento, realizado pelo Coletivo Revoada (revoada.net.br) e CIS Guanabara, é gratuito e acontece das 14h às 17h.
O objetivo desta edição é promover a interação do público com os programas e ações que ocorrem na cidade, como os projetos Dados Abertos Campinas, Jovem Hacker, Agência Livre e Mapa da Cultura de Campinas. O público também pode participar de uma oficina de introdução à programação com a utilização de linguagem Scratch. A inscrição é gratuita e pode ser feita pela internet (http://goo.gl/8CQusL). Haverá também uma roda de conversa com o tema “Transformação da Sociedade e Impactos das Novas Tecnologias”.
Os participantes ainda poderão explorar dados abertos sobre o orçamento participativo da cidade, navegar em um acervo de mídias livres no Mapa da Cultura de Campinas; conhecer o processo de criação da Agência Livre, um espaço de jornalismo cidadão produzido por jovens da cidade; e saber um pouco mais sobre o projeto Jovem Hacker, que forma jovens para apropriação das ferramentas tecnológicas e oferece uma introdução à programação de computadores.
Programação
- 14h às 15h – Projetos do Coletivo Revoada
– Mapa da Cultura de Campinas
– Dados abertos de Campinas (sobre Orçamento Participativo)
– Agência Livre de Notícias
- 14h às 15h – Oficina de Introdução à Programação com Scratch do Projeto Jovem Hacker (vagas limitadas – inscrição pelo http://goo.gl/8CQusL)
- 14h – Debate: “Ruas de Campinas – Caminhos de um povo”
- 15h – Roda de Conversa: “Transformação da Sociedade e Impactos das Novas Tecnologias”
- 16h30 – Aresentação musical de Hip Hop (Ong Firmacasa)
- 14h às 17h – Stands permanentes Minha Campinas
– Projeto de Robótica Ong Firmacasa
– Demonstração de voo com Drones
– Projeto Estação de Leitura – troca de livros
– Barracas de Artesanato
Endereço: CIS Guanabara – Rua Mário Siqueira, 829 – Botafogo. Campinas-SP.
Agência Social de Notícias (ASN) com informações do CIS Guanabara.