Por Adriana Menezes
Doze ônibus 100% elétricos, com taxa zero de emissão de poluentes, começam a circular por Campinas no dia 14 de julho, data em que se comemora o aniversário da cidade. O veículo foi apresentado pelo secretário municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Campinas, Rogério Menezes, e pelo prefeito Jonas Donizette, durante o 24º Encontro e Assembleia anuais da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma), que termina amanhã no Hotel Solar das Andorinhas.
O número de veículos elétricos que entram em circulação corresponde a apenas cerca de 1% da frota total de ônibus da cidade, com aproximadamente 1.250 ônibus, mas segundo o secretário do Verde a previsão é que no prazo de dez a 15 anos toda a frota movida a diesel seja substituída. O valor da tarifa cobrada será a mesma dos demais veículos. Os ônibus elétricos circularão por doze linhas distintas, que Menezes são soube informar.
Menor custo
Fabricado pela empresa chinesa BYD, os ônibus elétricos são alimentados por baterias recarregáveis de Fosfato de Ferro (reutilizáveis em Sistemas de Armazenamento de Energia), com autonomia de 260 km, ou duas a três horas. O custo operacional (70% a 80% de custo mais baixo por km), a manutenção e a troca de peças são todos reduzidos em comparação a um ônibus comum movido a diesel. De acordo com a ficha técnica, o ônibus elétrico tem também baixos custos de recarregadores, além de emissão zero de poluentes.
O investimento foi realizado pelas concessionárias de transporte público de Campinas, disse Menezes, que também não deu o valor exato de cada veículo, mas afirmou ter valor compatível com o de um ônibus comum – que pode custar no mercado nacional de R$ 150 a R$ 300 mil.
A empresa chinesa BYD teria investido cerca de R$ 450 milhões nos ônibus e também em alguns táxis já em circulação em Campinas. Os veículos são todos montados em Campinas, disse o secretário, que atribui a viabilidade da nova tecnologia à redução do ISS de 5% para 2% para empresas de tecnologia, incluindo tecnologias verdes como a da BYD. “A medida da prefeitura atraiu as empresas de ônibus elétrico.”
O ônibus elétrico da BYD é o primeiro 100% elétrico à bateria produzido em escala comercial e o mais vendido em todo o mundo, anuncia a empresa chinesa.