Documentário sobre a turnê da Cia Histriônica de Teatro por cidades portuguesas, com o espetáculo “O Cortiço”, será lançado no próximo dia 9 de setembro, em Campinas, em evento pela manhã, no auditório do Instituto de Artes da Unicamp. Entre 11 e 13 de setembro, a Sala dos Toninhos, na Estação Cultura, recebe o documentário e o próprio espetáculo “O Cortiço”, baseado na obra de Aluísio de Azevedo, com direção de Grácia Navarro e Marcelo Lazzaratto. O livro famoso passou por uma surpreendente releitura, que encantou os portugueses e agora chega a Campinas.
A Cia Histriônica de Teatro, grupo composto por formandos do curso de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Campinas, cruzou o Atlântico em outubro de 2014 e levou para Portugal “O Cortiço”. Em torno da reflexão “Qual o lugar do teatro?” a Cia Histriônica propôs apresentações do espetáculo e intervenções em múltiplos formatos, passando pelos municípios portugueses de Santa Maria da Feira, Évora e Lisboa realizando palestras, oficinas, além das apresentações e intervenções artísticas em locais de grande circulação de público.
O evento “Do Samba ao Fado” tem como premissa o lançamento do documentário “Do samba ao fado – Qual o lugar do teatro? ‘O Cortiço’ em Portugal”, desenvolvido durante o intercâmbio cultural realizado pela Cia Histriônica com o apoio da Unicamp e de instituições portuguesas. Além do lançamento do documentário, que será realizado no Auditório do Instituto de Artes da Unicamp a 9 de setembro, a partir das 19h30, o grupo apresenta o espetáculo “O Cortiço” na Estação Cultura, onde também haverá exibição do documentário.
Estruturado em grandes movimentos corais, danças e músicas executadas ao vivo, o espetáculo “O Cortiço” teve como referência para seu processo de criação matrizes da cultura popular brasileira e portuguesa, tais como: capoeira, maculelê, jongo, lundu, samba, fado e pregões. Através desses elementos, retrata a atmosfera das estalagens do Rio de Janeiro no fim do século XIX, as lutas de classe durante o período da abolição da escravatura e a vida privada e social na inter-relação entre as culturas brasileira e estrangeira – predominantemente, a portuguesa.
Programação completa do evento “Do samba ao fado”
09/09 – 19h30 – Coquetel e lançamento do documentário “Do samba ao fado – Qual o lugar do teatro? – ‘O Cortiço’ em Portugal” Local: Auditóro do Instituto de Artes da Unicamp Endereço: Rua Elis Regina – Cidade Universitária, Barão Geraldo.
11 e 12/09 – 20h – Espetáculo “O Cortiço” Local: Sala dos Toninhos – Estação Cultura de Campinas Endereço: Praça Marechal Floriano Peixoto, s/nº – Centro Ingressos no chapéu. Retirada de senhas 1h antes do início do espetáculo.
13/09 – 18h30 – Exibição do documentário “Do samba ao fado – Qual o lugar do teatro? – ‘O Cortiço’ em Portugal” Local: Sala dos Toninhos – Estação Cultura de Campinas Endereço: Praça Marechal Floriano Peixoto, s/nº – Centro