Os cinco clubes considerados favoritos a vencer a Premier League 2014-2015, Manchester City, Manchester United, Chelsea, Arsenal e Liverpool, são campeões em ação social na Grã Bretanha e uma referência em contribuição para o desenvolvimento comunitário no futebol europeu. Todos os cinco clubes implementam programas e projetos próprios e também iniciativas em parceria com organizações sociais, principalmente na área da infância e juventude.
Manchester City – O campeão da temporada passada, Manchester City, tem a ação social em seu DNA. A equipe que viria a ser o Manchester City Futebol Clube foi criada em 1880 pela família Connell, da Igreja de São Marcos, em West Gorton. Uma das iniciativas é a Ação para Cegos, em parceria do clube com o Real Instituto Nacional para Cegos, que trabalha na melhoria das condições de vida de pessoas cegas e com ambliopia desde 1875.
Outra ação resultou da parceria entre Manchester City e Sport Relief, na criação do “Shoot for the moon” (“Chute para a lua”), visando arrecadar fundos para investimento em projetos destinados ao desenvolvimento de jovens em situação de vulnerabilidade social. Esport Relief é uma organização que arrecada fundos destinados a programas e projetos de desenvolvimento humano no Reino Unido e vários países, vinculados ao esporte. As suas principais áreas de atuação: fornecimento de locais seguros para crianças vítimas de violência; apoio ao fornecimento de saneamento e água limpa em países pobres, sobretudo da África; e campanhas de vacinação e outras ações de saúde em benefício de crianças de países pobres.
Manchester United – O vitorioso clube de Manchester mantém uma parceria que já dura 15 anos com o Unicef. Os recursos arrecadados nesse período pelo Manchester forma investidos em programas do Unicef beneficiando a mais de 2 milhões de crianças. Em 2011 foi iniciado um projeto especial voltados para o atendimento à saúde de crianças no Senegal. O objetivo é equipar 35 centros de sobrevivência infantil, para atender mães e bebês.
A Fundação Manchester United trabalha em parceria com várias organizações, com ações em educação e desenvolvimento comunitário. O clube apoia ações em futebol júnior, futebol feminino, e formação de treinadores. A Diretoria de Desenvolvimento Comunitário trabalha com o apoio a centros de desenvolvimento em várias regiões de Manchester: Astley Sports College, Broadoak High School, Burnage Media Arts College, Irlam & Cadishead High School, Manchester Enterprise Academy, Manchester Health Academy, News Charter Academy e Stretford High School. Outra preocupação da Fundação Manchester United é com a promoção da alimentação e outros hábitos de vida saudável, visando combater o estresse e eliminar o uso do fumo.
Chelsea - O Chelsea desenvolve o programa Kickz, que visa utilizar o futebol como instrumento para o fortalecimento de comunidades vulneráveis e o desenvolvimento integral de jovens em Wandsworth, Kensington, Chelsea, Hammersmith, Fulham e Westminster. Um trabalho específico é voltado para apoio a pessoas que estiveram ausentes do mercado de trabalho. O clube promove um curso de formação de 10 semanas para construir a confiança dos estagiários, melhorar as suas aptidões e talentos e ajudá-los a voltar ao emprego. Workshops são realizados em Stamford Bridge.
Uma das organizações apoiadas pelo Chelsea é o Prince´s Trust, que desenvolve programas de apoio ao empreendedorismo de jovens, auxílio a jovens que elaborem projetos visando beneficiar suas comunidades e incentivo à melhoria educacional de jovens de 13 a 19 anos. O projeto GoalZ é voltado para o apoio a jovens da comunidade de Elmbridge. Outro trabalho é feito em parceria com a Street League, visando o apoio a jovens de comunidades vulneráveis. Um trabalho anti-discriminação é feito no sudoeste de Londres, em programa dirigido pelo primeiro jogador negro do Chelsea, Paul Canoville. O jogador faz visitas regulares a escolas londrinas, reforçando o não ao racismo.
Arsenal - O apoio a ações comunitárias é tradição no clube. Em 2003 o Arsenal Futebol Clube passou a canalizar sua captação de recursos para uma instituição de caridade por ano. Já foram beneficiadas organizações como ChildLine, David Rocastle Trust, Fundação Willow, TreeHouse, Teenage Cancer Trust, Caridade Great Ormond Street Hospital da Criança e Centrepoint. O Arsenal também mantém parceria com a unidade britânica de Save The Children, uma das mais conhecidas organizações de apoio aos direitos das crianças em esfera internacional. Durante a turnê da equipe pela Ásia neste ano, jogadores do Arsenal visitaram um centro apoiado por Save The Children na China, voltado a melhorar a qualificação de professores e desempenho dos alunos. Crianças vítimas do terremoto no Japão e da seca na África já foram auxiliadas em função da parceria.
O Arsenal mantém uma Política de Igualdade de Oportunidades, de combate à discriminação. O combate ao racismo também é feito pelo Programa Arsenal para Todos. Mais de mil crianças participam do programa por ano. O Arsenal na Comunidade desenvolve, entre outras ações, iniciativa visando a promoção da tolerância e boa vontade entre crianças de todos credos religiosos.
Liverpool - Por seu apoio ao Programa Ação para a Saúde, o Liverpool ganhou importante reconhecimento. O programa teve apoio da Cãmara Municipal de Liverpool e verbas do Fundo Social Europeu, utilizadas para financiar vários projetos comunitários, como cursos de saúde para mulheres, prevenção e combate a obesidade em crianças e exames de saúde em adultos durante eventos. Outra iniciativa do Liverpool é voltada para o fortalecimento familiar.
O Liverpool trabalha para que o projeto do novo estádio contribua para o desenvolvimento de toda a região oriental do Stanley Park. O parque que representa importante opção de lazer foi restaurado, com o plantio de milhares de árvores e melhorias em lagos, pontes e jardim de rosas. O clube mantém um programa de apoio a pessoas com deficiência, baseado em um centro poliesportivo.