Será nesta terça-feira, 10 de novembro, a etapa final do “Festival das Escolas”, que indicará os primeiros campineiros para o revezamento da tocha olímpica em Campinas, em 2016, ano dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro. A final vai ocorrer no ginásio do Tênis Clube de Campinas, das 12 às 19 horas.
O evento consiste em uma série de atividades que serão desenvolvidas por cerca de 400 alunos de 10 colégios da cidade, como apresentações de dança e teatro que simbolizem o poder de união dos povos por onde a tocha olímpica já passou. Uma banca de jurados vai escolher a melhor apresentação e a escola vencedora receberá prêmios.
Além disso, um aluno de cada escola selecionada para o encontro terá a oportunidade de participar do revezamento da tocha olímpica em Campinas, que será uma das cidades brasileiras no trajeto da chama olímpica a caminho do Rio de Janeiro em 2016.
Os colégios de Campinas finalistas do “Festival das Escolas” são os seguintes: Instituto Educacional Estilo, Colégio Genius, Sistema Educacional Realidade (SER) e Colégio Shalom (particulares); e as escolas estaduais Francisco Barreto Leme, José Maria Matosinho, Professora Maria de Lourdes Campos Freire Marques, Professora Castinauta de Barros Mello e Albuquerque, Professor Djalma Octaviano e Professora Lais Bertoni Pereira.
Cada delegação será composta por 10 alunos que participarão das atividades, dois professores e 30 alunos torcedores. A programação prevista para o evento é a seguinte: 1º Bloco de atividades – das 14h30 às 16h00; 2º Bloco de atividades – das 16h às 18h.
Cada escola deverá cumprir cinco desafios para conquistar os cinco continentes e completar o Painel Mundi. Entre as atividades estão o “Interligados”, em que os alunos devem estar de mãos dadas e passar um bambolê sem cair entre todos da roda; “Arremesso Ouro”, que consiste em um arremesso de bambolê ao alvo; “Flutuar”, em que os participantes devem completar a travessia de aros sem tocar os pés no chão; “Bamboleando”, que consiste em manter o bambolê em movimento circular por, no mínimo, 20 segundos; “Junto e Misturado”, em que os alunos formam um círculo e devem se movimentar todos juntos por um trajeto curto, mas desafiador.
O “Festival das Escolas” é uma promoção da Coca-Cola FEMSA Brasil. Segundo Luciano Sá, gerente de Publicidade, Promoções e Eventos da Coca-Cola FEMSA Brasil, neste ano, o festival será realizado em todo o Brasil com o objetivo de fomentar o espírito olímpico e a prática de atividades físicas entre os jovens. “Nós acreditamos no potencial deles para construir um mundo mais saudável e ter uma vida mais ativa por meio de atividades culturais, manifestações artísticas e esportes. Nossa meta é estimular o movimento, a integração e a confraternização entre os jovens e a comunidade escolar”, conclui.