No sábado, dia 21 de novembro, a representação em Campinas da União de Negros pela Igualdade (Unegro) vai realizar a segunda edição do passeio ciclístico Pedala Zumbi, na Região Sudoeste do Município. A concentração está marcada para as 9 horas, na frente da Escola Estadual “Newton Pimenta Neves”, na avenida Suaçuna, 16, Vila Aeroporto.
O presidente da Unegro-Campinas, Mário Luiz Adão, observa que a atividade procura aliar o incentivo à atividade física à reflexão sobre a importância da cultura negra na formação da sociedade brasileira. As inscrições para o II Pedala Zumbi estão sendo feitas na Microlins Campinas Ouro Verde, na própria avenida Suaçuna, 386.
A primeira edição do Pedala Zumbi aconteceu em 2014, também em data próxima ao 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. Mais de 100 crianças e adolescentes da região participaram e a expectativa para 2015 é de ampliação da participação.
Como no ano passado, a atividade terá apoio da Emdec e da Coordenadoria Setorial de Promoção da Igualdade Racial de Campinas (Ceppir), além de comerciantes da região.
A Unegro é uma organização do movimento negro fundada por jovens em 14 de julho de 1988, na cidade de Salvador (BA), pouco antes da promulgação da nova Constituição brasileira, e portanto em pleno processo de redemocratização do país. O seu objetivo é o combate ao racismo e toda forma de discriminação e opressão social.
Em 27 anos, a Unegro se consolidou e atualmente está estruturada em 24 Estados da Federação. A organização conta com uma Coordenação Nacional, Executiva Nacional e Secretaria Nacional, sediada em São Paulo.