O abastecimento de água foi paralisado em Hortolândia, na Região Metropolitana de Campinas (RMC), em função do rompimento da adutora que leva água bruta do rio Jaguari à Estação de Tratamento de Água (ETA) do Jardim Boa Esperança. O rompimento aconteceu após as fortes chuvas de domingo, dia 27 de dezembro. A previsão da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), que administra o sistema de água e saneamento em Hortolândia, é de normalização do abastecimento até quarta-feira, 30 de dezembro.
Segundo informa o site da Prefeitura de Hortolândia, as fortes chuvas de domingo provocaram o transbordamento de córrego na divisa entre Sumaré e Hortolândia, onde passa a adutora. Com o transbordamento do córrego, parte de uma ponte foi afetada e uma viga de concreto atingiu a tubulação da adutora, que foi então rompida.
A Sabesp passou a sugerir a economia de água por parte da população. A estatal passou a servir unidades de saúde, Maternidade “Mário Covas” e Hospital Municipal com caminhões-pipa.
O sistema de captação, tratamento e abastecimento de água de Hortolândia, gerenciado pela Sabesp, foi inaugurado no dia 9 de setembro de 2000, pelo então governador Mário Covas. O complexo compreende a estação de captação no rio Jaguari, adutora de 21 quilômetros de água bruta, ETA, 35 km de adutora de água tratada, reservatórios e rede de distribuição. Foram investidos, na época, R$ 45,3 milhões.
Moro no jd.são sebastião a aguá da caixa acabou segunda e até agora quarta 30/12 as 11.45 não vi nenhuma solucãõ podem me dizer ,pois até a chuva já esta parando não consigo pegar aguá. obrigado