Uma organização para pensar e buscar soluções concretas para garantir a ecomobilidade, voltada para a mobilidade urbana de forma sustentável, segura e eficiente, em um cenário de crescimento permanente das áreas metropolitanas e de agravamento das situações de engarrafamento no trânsito e emissões atmosféricas por parte da frota de veículos. Esta será uma das linhas de atuação projetadas para o Instituto Brasileiro de Ecomobilidade (IBEM), que será sediado em Campinas, como fruto da parceria do Techno Park, Universidade Federal de Lavras (UFLA) e o francês Instituto VEDECOM. A assinatura dos acordos de cooperação entre os parceiros, para a constituição do IBEM, será no próximo dia 3 de março, no Techno Park Campinas, localizado na Via Anhanguera.
O evento será marcado pela apresentação, por parte de representantes das organizações parceiras, de suas experiências já desenvolvidas no campo da ecomobilidade, que responde a múltiplos desafios do século 21, como o combate às mudanças climáticas agravadas pela poluição atmosférica. Neste sentido, as linhas de atuação do Instituto Brasileiro de Ecomobilidade estarão em consonância com aspectos do Acordo de Paris, estabelecido no final de 2015 na capital francesa, justamente como uma ação da comunidade internacional direcionada para uma economia de baixo carbono (Ver cobertura completa da Agência Social de Notícias sobre COP-21 e Acordo de Paris aqui).
Por se tratar de uma cooperação Brasil-França, o evento de 3 de março será aberto com exposição do Cônsul Geral da França em São Paulo, Damien Loras, e do Adido de Cooperação para a Ciência e Tecnologia do Consulado, Gérard Chuzel. Eles falarão justamente sobre esse lançamento de mais uma oportunidade de colaboração entre instituições brasileiras e francesas.
Em seguida, os “avanços do Instituto VEDECOM no campo de veículo autônomo, descarbonizado e conectado” serão expostos pelos próprios diretor geral e diretor científico da organização francesa, Antoine Mullender e Victor Etgens, respectivamente. Em seguida haverá a apresentação, por Mireille Apel-Muller, diretora do Institut pour la Ville em Mouvement, sobre “A participação da sociedade civil para o surgimento de soluções criativas e inovadoras de ecomobilidade”. Será uma narrativa sobre a experiência francesa, relacionada à necessária participação social na definição de novos modelos de mobilidade urbana.
Outra apresentação no mesmo encontro no Techno Park será sobre a experiência do Grupo PSA Peugeot Citröen em termos de avanços tecnológicos no domínio da ecomobilidade. A experiência específica da cooperação já existente, entre o Instituto VEDECOM e a UFLA, em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Mobilidade Terrestre, será apresentada pelo professor Dr.Arthur de Miranda Neto.
Finalmente, sob a coordenação do engenheiro José Luiz Camargo Guazzelli, diretor do Techno Park Campinas, haverá a discussão sobre as bases do IBEM e a Lei Paulista de Inovação e a assinatura do memorando de intenções entre Instituto VEDECOM, UFLA e Techno Park. A expectativa é a de que futuramente a parceria tenha a participação da Agência Inova Unicamp, que já apoia a iniciativa.
Conversas amadurecidas – As conversas para a constituição do IBEM vêm sendo mantidas há vários meses. Um primeiro encontro público entre os parceiros foi realizado no dia 18 de agosto de 2015, também no Techno Park.
O Instituto VEDECOM (Vehicule Decarbone et Communicant et de as Mobilité) é uma fundação da Universidade de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines que trabalha com temas multidisciplinares relacionados com eco-mobilidade. O instituto reúne, em uma parceria público-privada, 46 atores de diferentes setores da indústria automotiva, fabricantes de equipamentos, escolas de engenharia e universidades, atores do setor de serviços da mobilidade e representantes dos governos federal, estadual e municipal.
Seu objetivo é desenvolver projetos inovadores para a indústria. Destacam-se trabalhos nos temas relacionados aos veículos elétricos, veículos autônomos, conectividade destes veículos entre si e com a infraestrutura, bem como a integração destes veículos ao sistema multimodal das grandes cidades. Desta forma, o veículo deixa de ter um caráter puramente individual passando a fazer parte de um sistema integrado de transporte, seja em transporte individual simples, em autopartage ou covoiturage ou ainda como um elo do transporte público.
Criado em 2014, VEDECOM possui um orçamento da ordem de 300 milhões de euros por 10 anos. O Instituto oferece uma estrutura de pesquisa única, associando aspectos de pesquisa fundamental e aplicada, industriais e acadêmicos, em um verdadeiro programa multidisciplinar. Em 2017 serão 250 pessoas em um prédio próprio de 6000 metros quadrados, incluindo laboratórios de pesquisa, prototipagem e pista de testes.
O projeto de colaboração com o Brasil já está em curso. Alunos dos laboratórios brasileiros – Laboratório de Mobilidade Terrestre da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e Laboratório de Robótica Móvel da USP São Carlos – já se encontram em VEDECOM. Os pesquisadores brasileiros envolvidos nesta colaboração possuem larga experiência em projetos de veículos inteligentes e autônomos e também com a indústria automobilística tanto no Brasil quanto na França.
O Instituto VEDECOM congrega empresas e instituições como PSA Peugeot-Citroën, Renault, Safran, VELEO, Cetim, ESIGELEC, ESTACA, IFP Energies Nouvelles, IFSTTAR que são membros fundadores. Associaram-se, em um segundo momento: Atos, AIRBUS Industries, Continental, Transdev, INRIA, Nexyad, ParisTech, CEA, Universidade de Cergy-Pontoise, pequenas e micro empresas do setor, UTAC-CERAM duas comunidades urbanas de Versailles e Grand Parc Saint-Quentin-en-Yvelines e o estabelecimento público Paris-Saclay.