Foi cancelada a participação de Campinas na 10ª edição da Virada Cultural Paulista. A programação anunciada previa shows de Maria Gadú e Marcelo D2, nos dias 28 e 29, respectivamente, na Praça Arautos da Paz. Conforme apurou a reportagem da Agência Social de Notícias, a informação já estava confirmada há mais de uma semana, mas somente na tarde desta sexta-feira a Secretaria Municipal de Cultura respondeu por meio de nota enviada para toda a imprensa. Em outras 23 cidades do estado de São Paulo acontece normalmente a Virada Cultural Paulista (veja programação abaixo), que foi distribuída em três finais de semana do mês de maio (14 e 15, 21 e 22, 28 e 29).
Criada pelo governo do Estado, a Virada Cultural Paulista chega à 10ª edição com o foco na diversidade e no acesso à cultura. Na parceria firmada entre o governo estadual e junto aos municípios e as diversas unidades do Sesc, o estado se responsabiliza pelo custo dos artistas, enquanto os demais parceiros se encarregam da infraestrutura. Em 2015, um milhão de pessoas participaram da Virada Cultural Paulista em 24 municípios.
Antes de divulgar a informação obtida por fontes do cenário artístico, a Agência Social de Notícias procurou a Prefeitura no início da tarde desta sexta-feira para ouvir o posicionamento do secretário de Cultura de Campinas, Ney Carrasco, que respondeu por meio de nota enviada à imprensa:
“A Secretaria Municipal de Cultura de Campinas informa que, em função da diminuição da arrecadação do município, estão cancelados os shows da Virada Cultural Paulista 2016, que ocorreriam na praça Arautos da Paz, nos dias 28 e 29 de maio. Está mantida a agenda programada no Sesc Campinas.
A decisão do cancelamento é consequência da necessidade de adequação ao ano atípico que o país enfrenta. “Tentamos até o último momento encontrar uma saída para o impasse. Chegamos a uma grande redução de custo, que implicaria na mudança de local. Demos início aos trâmites e infelizmente constatamos que não havia mais tempo hábil para fazê-lo”, justifica o secretário de Cultura, Ney Carrasco.
A Secretaria de Cultura reafirma seu compromisso de continuar a apoiar e promover atividades culturais em todo o município e fazer o melhor uso dos recursos disponíveis.”
PROGRAMAÇÃO dias 21-22 e 28-29
Agenda completa traz artistas de estilos diversos da música brasileira: Almir Sater, Banda Malta, Trio Virgulino, Maria Gadú, Marcelo D2, Tiê, Emicida, Arnaldo Antunes, Zélia Duncan, Wanderléa Silva, Marcelo Jeneci e Tulipa Ruiz, Zeca Baleiro, Velha Guarda da Mangueira, Tribo de Jah, Mart’nália e Karina Buhr, entre outros.
VIRADA CULTURAL PAULISTA 2016
21 e 22 de maio
Araçatuba – Maria Gadú e Alceu Valença
Ilha Solteira – CPM 22 e Zélia Duncan
Limeira – Alceu Valença e Teatro Mágico
Marília – Biquini Cavadão e Velha Guarda da Mangueira
Piracicaba – Erasmo Carlos e NX Zero
Presidente Prudente – Gabriel o Pensador e Maria Gadú
Votuporanga – Teatro Mágico e Raimundos
28 e 29 de maio
Assis – Ed Motta e Tihuana
Bauru – Projota e Marcelo Jeneci
Caraguatatuba – Otto e Dona Zaíra
Franca – Nação Zumbi e Arnaldo Antunes
Indaiatuba – Arnaldo Antunes e Emicida
Mogi das Cruzes – Banda Malta e Almir Sater
Ribeirão Preto – Marcelo Jeneci e Raimundos
Santos – Alceu Valença e Maria Gadú
(www.viradaculturalpaulista.sp.gov.br)
SHOWS CANCELADOS EM CAMPINAS
Show Maria Gadú
Data: 28 de maio (sábado)
Local: Praça Arautos da Paz – Taquaral -Horário: 23:50hs.
Entrada: Gratuita
Outras apresentações da noite
Hot Jazz Club – 19:30hs
Leo Fresato -21:00hs
BluBell – 22:30hs
Show Marcelo D2 em Campinas
Data: 29 de maio (domingo) – Local: Praça Arautos da Paz – Taquaral
Horário: 18:30hs. – Entrada: Gratuita
Outras apresentações da noite
Mustache e os Apaches – 15:30hs
Karina Buhr -17:00hs
SHOWS QUE ACONTECERAM NO PRIMEIRO FINAL DE SEMANA DA VIRADA
14 e 15 de maio
Araraquara – Zeca Baleiro e Projota
Botucatu – Maria Gadú e Os Mutantes
Registro – Mart’nália e Tribo de Jah
Santa Bárbara d’Oeste – Marcelo Jeneci & Tulipa Ruiz e Nação Zumbi
São João da Boa Vista – Os Mutantes e Emicida
Sorocaba – Nação Zumbi e Mart’nália
Taubaté – Cidade Negra e Toquinho