Amanhã, dia 22/05, acontece mais uma edição da Feira Cultural Afro Mix, na Estação Cultura de Campinas (antiga estação Fepasa), com manifestações artísticas afro brasileiras, moda, música e gastronomia. A 13ª edição da feira terá a presença do ator Ailton Graça, que é militante da luta contra o preconceito, e também a participação do funcionário público Henry Paulino, que foi vítima de abordagem racista pela Guarda Municipal de Campinas em março deste ano. Ambos serão homenageados com o Troféu Afro Mix.
Segundo a organizadora Ilcéi Miriam, música campineira e historiadora, o objetivo da feira é evidenciar a cultura negra, além de “movimentar o mercado da negritude no meio do ano também” – a Feira Afro Mix faz parte da agenda de comemoração do dia da Consciência Negra em 20 de novembro.
Amanhã a programação começa às 12h e se estende até 21h. A entrada e o estacionamento são gratuitos; a doação de alimento (1kg de não perecíveis) ou agasalhos em bom estado é opcional.
Durante todo o dia haverá apresentações artísticas, entre elas a própria Ilcéi Miriam, e os artistas Aninha Barros, Naldinho (Panela Preta), Dinei, Dose Letal, Rua do Samba Paulista, Leandro A+, DJ Piggy, Maracatosinho e DJ JP Sorridente.
De acordo com Ilcéi, em relação às primeiras edições da Feira Afro Mix, há 13 anos, hoje há mais orgulho da cultura afro por parte dos negros, “mas ainda está longe do ideal”. Ela e Marcos Ferreira são organizadores da feira desde a primeira edição.
A realização do evento é das empresas Iacsim e Afro Mix, com apoio cultural da Secretaria Municipal de Cultura, Laboratório de Produção Cultural da Estação Cultura e Papel Digital. Saiba mais pelo Facebook em evento XIII Afro Mix Campinas SP e veja programação completa (https://www.facebook.com/events/1585587355090107/).