Brasileiros como Gonçalo Ivo e Arthur Piza e estrangeiros como Tony Bevan e Ronald Tolman, além do premiado fotógrafo de natureza Araquém Alcântara (que estará presente na abertura), estarão juntos na exposição “Colecionar Arte: Um Estilo de Vida, na loja belga Flamant Brasil, no Cambuí, em Campinas, com vernissage no dia 01 de junho, às 19 horas. A proposta é de uma arte sem fronteiras.
Para a exposição, a marchand Livia Doblas quer mostrar ao público obras de artistas brasileiros que desenvolveram seus trabalhos e se consagraram na Europa como Gonçalo Ivo e Arthur Piza, assim como obras de artistas estrangeiros que se consagraram no Brasil como Lasar Segall, artista modernista nascido no território da atual Lituânia.
Arthur Piza é um conhecido gravador, desenhista e escultor, que participou da primeira Bienal Internacional de São Paulo, em 1951. Passou a residir em Paris e em 1959, na 5ªBienal de São Paulo, ganhou o Prêmio Nacional de Gravura. Tem sólida carreira internacional, assim como Gonçalo Ivo, pintor e ilustrador. Formado em arquitetura pela Universidade Federal Fluminense, tem várias exposições no Brasil e exterior. Em 2000 montou ateliê em Paris.
A curadora também apresenta obras de artistas estrangeiros consagrados, mas que nunca estiveram em terras brasileiras, como as do britânico Tony Bevan e as telas do holandês Ronald Tolman. As obras do artista britânico Tony Bevan também podem ser vistas no MOMA e na Tate Modern em Londres.
Outro destaque é o brasileiro Araquém Alcântara, apontado pelos críticos como um dos precursores da fotografia de natureza no Brasil e um dos mais importantes fotógrafos em atuação no país. Artista em coleções de peso no Brasil e exterior e presença certa em feiras como SP-Arte, SP-Foto e Arte Rio, o fotógrafo estará presente na abertura da exposição na loja Flamant.
A exposição marca a parceria entre o Lívia Doblas Escritório de Arte e a concept store com o objetivo de difundir arte consagrada e com assinatura. A ideia de dividir conhecimento é compartilhada pela diretora da Flamant Brasil, Ann Vanden Avenne. De origem Belga, a loja está presente em 50 países. Desta forma, carrega o conceito internacional de comercializar móveis e objetos de decoração de várias partes do mundo. Por isso, a exposição se insere na experiência e no conceito da marca Flamant. Após a vernissage, as obras de arte continuarão instaladas na loja e se reciclam como forma de aproximar o olhar do frequentador ao universo das artes.
SERVIÇO
Exposição “Colecionar Arte: Um Estilo de Vida”
Quando: 01 de junho de 2016
Horário: 19 horas
Onde: Flamant Brasil
Endereço: Rua José Pires Neto, 376 – Cambuí – Campinas
Entrada grátis