Nesta sexta-feira, dia 5 de agosto, começam oficialmente os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, um fato histórico para o Brasil e com inevitáveis impactos no campo cultural. Exemplo do poder inspirador das Olimpíadas, com seus ideais humanistas e igualitários, é a exposição Arte & Olimpo, que reúne duas artistas plásticas de Campinas, Synnöve Hilkner e Nale Simionatto. A exposição pode ser visitada até o dia 20 de agosto na Livraria Saraiva do Shopping Ibirapuera, em São Paulo.
Através do colorido das telas e na expressão abstrata figurativa, as duas artistas visuais buscam um instante, um olhar, um gestual concentrado por pinceladas e, dessa maneira, unem a arte do esporte com a arte contemporânea. Do Olimpo, na Grécia antiga, ao Rio de Janeiro de 2016, graça, robustez e tintas se unem em 10 telas inéditas.
Campinas é o ponto de conexão das duas artistas. Synnöve Hilkner nasceu na Finlândia e Nale Simionatto em Novo Horizonte, interior de São Paulo.
Com perspectivas diferenciadas, mas com um olhar contemporâneo, as duas artistas apresentam a sua perspectiva sobre os esportes em geral e as Olimpíadas em particular. As Olimpíadas tinham um status de arte na Grécia. As telas de Synnöve e Nale propõem uma releitura sobre os Jogos Olímpicos, como um dos mais nobres e privilegiados momentos de congraçamento e tolerância entre os povos. Uma utopia que não cessa.