Um dos mais respeitados músicos brasileiros, o percussionista e baterista Airto Moreira estará em Campinas para uma Master Class no dia 19 de novembro, sábado, às 15 horas, na Rabeca Cultural, o espaço que se consolida cada vez mais como um dos mais ativos e inovadores na cena artística da cidade. Airto Moreira reside há décadas nos Estados Unidos, mas sempre esteve fiel às raízes culturais brasileiras e é um dos grandes divulgadores da música de seu país no panorama internacional.
Em 1962 o catarinense Airto Moreira (nasceu em Itaiópolis, em 1941) formou, com os paulistas César Camargo Mariano e Humberto Cláiber, o lendário Sambalanço Trio, que rapidamente projetou seus integrantes ao primeiro plano da música brasileira. Passo seguinte foi a formação, entre 1966 e 1969, com outras feras musicais (Hermeto Pascoal, Heraldo do Monte e Theo de Barros), o igualmente espetacular Quarteto Novo.
Não demorou para que Airto se decidisse por residir nos Estados Unidos, desde o final dos efervescentes anos 1960. Lá, com sua esposa, a cantora Flora Purim, consolidou uma carreira e um nome que recebe constante reverência pela profundidade, pelo encantamento e pela diversidade, típica da cultura de sua terra natal.
Airto Moreira tem dezenas de discos gravados e participação em outros, como “Bitches Brew”, de Miles Davis (1968), e “Borboleta”, de Santana (1973). Já foram vários prêmios recebidos. Tornou-se, com o tempo, um dos expoentes da world music e também se dedica a aulas de Etnomusicologia na UCLA.
Gato Barbieri, Quincy Jones, Paul Simon, Gil Evans, Chick Corea e, claro, brasileiros como Antônio Carlos Jobim – é extensa a galeria de músicas com os quais Airto Moreira já trabalhou e continua trabalhando. É a magia de sua arte que ele estará apresentando na Master Class do dia 19 de novembro, na Rabeca Cultural, no distrito de Sousas, em Campinas.
A Rabeca oferecerá o limite de 40 participantes para o Master Class e os ingressos custam R$ 80,00. Maiores informações pelos telefones 19 997206186, ou 32582750.