A Galeria Virtual ASN tem a honra de encerrar 2016 e começar 2017 com a exposição “Criança” de Dálcio Machado, chargista, cartunista, caricaturista, desenhista e artista mais premiado de Campinas (quiçá do Brasil!). A exposição “Criança” traz nove trabalhos publicados ao longo de sua carreira brilhante, com destaque para a crítica social, a pobreza, a fome e a prostituição infantil que nós – Dálcio e ASN – queremos contribuir para que acabe em todo o mundo.
Entre as obras de Dálcio Machado que ficam expostas na Galeria Virtual ASN até o dia 5 de janeiro de 2017 estão a do Dia dos Pais, que já foi curtida e compartilhada mais de 1 milhão de vezes, e a charge dos dois garotos em suas camas, cada qual com seus medos e pavores, que ganhou primeiro lugar, em julho de 2016, no 55th International Cartoonfestival Knokke-Heist, na Bélgica, o mais tradicional do mundo.
O campineiro Dálcio Machado dispensa apresentação para seu público conterrâneo, que já o conhece desde a sua juventude. Para quem ainda não conhece, esta é uma grande oportunidade de saber mais sobre o profissional de 44 anos que continua abocanhando prêmios mundo afora. A aparência e o jeito de menino escondem o olhar sensível e crítico de um talentoso e genial artista.
Incansável, o artista não para. Há duas semanas, sua charge sobre o acidente com o avião da Chapecoense se transformou em viral e foi veiculada em dezenas de países. Na página oficial da Chapecoense obteve mais de 300 mil curtidas.
Dálcio começou aos 13 anos a enfrentar o batente. Descobriu bem cedo que era do seu talento que sobreviveria. Nestes 31 anos de trabalho, publicou em todos os grandes veículos de comunicação do país, entre eles Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo, Jornal do Brasil, Pasquim, Playboy, Veja, Placar, Exame, Le Monde Diplomatique Brasil, TV Globo, Correio Popular, em algumas revistas e jornais de outros países, e muito mais.
A relação de prêmios também é extensa. Foram 116 prêmios no Brasil, Irã, EUA, Japão, Portugal, Espanha, China, Coreia do Sul, Itália, Turquia, Bélgica, Grécia e Canadá, entre eles cinco troféus HQMIX, o Oscar do quadrinho nacional; oito prêmios no Salão Internacional de Humor de Piracicaba; quatro prêmios no World Press Cartoon/ Portugal; dois prêmios no Portocartoon/ Portugal; e dois prêmios na ONU/ Lurie UN Award/ EUA.
Como se não bastasse, publicou três livros, um de charges e dois infantis pela Companhia das Letrinhas. E, para completar, vive em Campinas com sua musa Luciene Carneiro de Carvalho e seus dálmatas Nanquim e Aquarela. Agora, para saber mais sobre Dálcio Machado, é só conferir a exposição “Criança” na Galeria Virtual ASN, de 20 de dezembro de 2016 a 5 de janeiro de 2017.
O quê? Dalcio Machado, um dos maiores – senão o maior – chargista do mundo no momento? Cada vez me orgulho mais de participar da ASN! Bem vindo, sobrinho!
Admiro demais os trabalhos do genial Dálcio Machado! Sinto muitíssimo não vê-lo mais no Correio Popular toda manhã…
Dálcio é um dos maiores, o humor percorre sua veia. Admiro muito seu trabalho.
Muito obrigado à galera talentosa da ASN, uma honra estar nesta galeria virtual!
Ah, li os comentários do querido Carlãozinho Lemes, Elisabeth Morelli e Kim. Beijos e obrigado pela gentileza de vocês