Colombiano Bernardo Toro abre hoje a 5ª Semana da Educação de Campinas
Bernardo Toro, um dos grandes nomes da educação na América Latina (Foto Divulgação)

Colombiano Bernardo Toro abre hoje a 5ª Semana da Educação de Campinas

O filósofo e educador colombiano Bernardo Toro abre nesta segunda-feira, 03 de novembro, a partir das 19 horas, a 5ª Semana da Educação de Campinas, que a Fundação FEAC realiza, no âmbito do Compromisso Campinas pela Educação (CCE). A Semana terá atividades até a sexta-feira, 07 de novembro, em diversos espaços e para diferentes públicos. A 5ª Semana da Educação de Campinas terá a Valorização do Professor como tema central e reunirá grandes nomes na Educação na América Latina, em um momento de reflexão sobre o estado atual e o futuro do ensino e aprendizagem em Campinas e todo Brasil. A entrada em vigor do novo Plano Nacional de Educação (PNE) deve nortear muitas das discussões.

Bernardo Toro, filósofo e educador colombiano, será o conferencista na cerimônia de abertura reservada a convidados, na noite de hoje, no Teatro Brasil Kirin do Iguatemi Campinas. Ao longo da Semana serão doze eventos, como debates, oficinas e rodas de conversa. Todas atividades serão gratuitas e direcionadas para professores, educadores, estudiosos em Educação, entre outros interessados na área.

Um dos mais conhecidos e premiados educadores latino-americanos, Bernardo Toro é decano da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica Javeriana, em Bogotá, Colômbia. Entre outros livros, é autor de “A construção do público: cidadania, democracia e participação”, “Educação, Conhecimento e Mobilização” e “Fala Mestre: Precisamos de Cidadãos do Mundo”.

O educador é  vice-presidente da Fundação Social, voltada para o combate à pobreza na Colômbia, e presidente da Confederação Colombiana de ONGs. Trabalhou como consultor de reformas educativas no Chile e em Minas Gerais, em colaboração com Antônio Carlos Gomes da Costa.

Uma das mais contribuições mais citadas de Toro na área da educação é o conjunto de sete competências que, segundo ele, são fundamentais para o desenvolvimento integral das crianças no século 21. Ele as batizou de Códigos da Modernidade, que são estes:

  1. Domínio da leitura e da escrita;
  2. Capacidade de fazer cálculos e resolver problemas;
  3. Capacidade de analisar, sintetizar e interpretar dados, fatos e situações;
  4. Capacidade de compreender e atuar em seu entorno social;
  5. Receber criticamente os meios de comunicação;
  6. Capacidade de localizar, acessar e usar melhor a informação acumulada;
  7. Capacidade de planejar, trabalhar e decidir em grupo.

São patrocinadores máster da 5ª Semana da Educação de Campinas o Grupo DPaschoal, a Graber e o Iguatemi Campinas. CPFL Energia e Instituto Robert Bosch são patrocinadores especiais, ao lado dos apoiadores Brasil Kirin, Prefeitura Municipal de Campinas, Fundação Educar DPaschoal, Governo do Estado de São Paulo, SESI, Todos Pela Educação e Vitória Hotel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>