Capa » Nova Economia » Comunidades sustentáveis, tema do IX Fórum da RedEAmérica em Córdoba
Comunidades sustentáveis, tema do IX Fórum da RedEAmérica em Córdoba
Atividade no Fórum de 2016 (Foto Divulgação)

Comunidades sustentáveis, tema do IX Fórum da RedEAmérica em Córdoba

A construção de comunidades sustentáveis, com a ativa participação e parceria do setor empresarial, compreendendo empresas, institutos e fundações empresariais. Este é o tema central que estará em discussão no IX Fórum Internacional da RedEAmérica, que será realizado entre os dias 14 e 17 de março na cidade argentina de Córdoba.

A RedEAmérica é uma rede temática que tem como missão qualificar e expandir a ação empresarial para a promoção de comunidades sustentáveis na América Latina. A Rede já conta com mais de 80 organizações associadas em 11 países da América Latina e Caribe.

Na Argentina, são associados à RedEAmérica a Fundação Arcor – sediada justamente na cidade de Córdoba -, Fundação Essen, Fundação Holcim Argentina, Fundação Loma Negra, Shell Companhia Argentina de Petróleo e Smurfit Kappa da Argentina. São estes associados que estão organizando a nona edição do Fórum Internacional da RedEAmérica, o principal encontro anual da aliança hemisférica.

Entre os expositores do IX Fórum Internacional da RedEAMérica estão: Bernardo Kosacoff, ex-diretor da Comissão Econômica para América Latina (Cepal), das Nações Unidas; René Mauricio Valdés, da ONU-Argentina; Carla Maria Cordery Duprat, do Instituto InterCement, do Brasil: Priscilla Alvarenga, da Votorantim Cimentos, do Brasil; João Teixeira Pires, do Instituto Camargo Correa, do Brasil; Armando Cassis, da Associação Unacem, do Perú; e a diretora da RedEAmérica, Margareth Florez, da Colômbia.

A programação contempla a realização de encontro da Junta Diretiva e comemoração dos 15 anos da RedEAmérica, no dia 14 de março; Feira de Projetos e Paineis e Rodas de Aprendizagem, dia 15; o Fórum Internacional propriamente dito; no dia 16; e a Assembleia de Membros da RedEAmérica no dia 17 de março.

O Fórum também contará com Oficinas e World Cafés. As Oficinas serão direcionadas para o debate de como gerar alianças público-privadas para a promoção de comunidades sustentáveis, as possibilidades de contribuição do setor empresarial, a dinamização da economia dos territórios e a avaliação do impacto para a comunidade e o retorno para a empresa. Os World Cafés estarão focados no papel do investimento social privado e a estratégia de sustentabilidade do negócio, comunidades sustentáveis e meio ambiente e relações e diálogo público: um campo de contribuição para o setor empresarial?

No Brasil, são filiados à RedEAmérica: Fundação Otacílio Coser, Instituto Arcor Brasil, Instituto BRF, Instituto Camargo Correa, Instituto Holcim Brasil, Instituto InterCement, Instituto Lina Galvani, Instituto Votorantim e Natura Cosméticos S.A.

      

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta