sábado , 27 maio 2017
A arte de José Roberto Hofling na Galeria Virtual ASN: a transição de épocas na fotografia
José Roberto Hofling: documentando mudanças culturais e estéticas a partir da fotografia

A arte de José Roberto Hofling na Galeria Virtual ASN: a transição de épocas na fotografia

Da estética de alta densidade pictórica, dos retratos produzidos de forma analógica e em preto e branco, às imagens concebidas no formato digital. A transição de épocas, sintetizando sensibilidades individuais e coletivas e recursos técnicos diferentes, está refletida no trabalho de José Roberto Hofling, um dos mais inquietos e brilhantes artistas de Campinas e região e que fez da fotografia uma das linguagens utilizadas para dar margem a sua criatividade. Uma pequena amostra de sua produção fotográfica está em cartaz a partir desta sexta-feira, dia 31 de março, na Galeria Virtual da Agência Social de Notícias.

Nascido em Rio Claro, Hofling trabalha e vive há muitos anos na região de Campinas e fotografa desde o final dos anos 1960, em plena ebulição cultural, comportamental e política do período. Desenvolveu sua técnica de processamento de filmes e ampliações com os mestres do B&P no legendário Foto Cine Clube Bandeirante, em São Paulo, onde participou do departamento de intercâmbio, tendo sido premiado nacional e internacionalmente.

Criado a 28 de abril de 1939, o Foto Cine Clube Bandeirante tornou-se uma das principais referências para os amantes e profissionais da fotografia e do cinema nas décadas de 1940 a 1960. A instituição promovia excursões fotográficas memoráveis e suas exposições eram sempre muito concorridas. O 1º Salão Paulista de Arte Fotográfica foi uma realização do Foto Cine Clube Bandeirante, em 1942.

Foi o ano de nascimento de José Roberto Hofling, desde cedo vocacionado para as artes. Escultura e design são algumas das áreas às quais ele se dedicou intensamente e sempre com grande destaque. Em fotografia, trabalhou em agências de publicidade e revistas de moda, além de ter sido professor em Campinas. Era um dos responsáveis, ao lado de profissionais como Guto Corbett, pela revista “Vivere”, de moda e comportamento, que marcou época na cidade e região.

Um dos retratos que Hofling expõe na Galeria Virtual ASN

Um dos retratos que Hofling expõe na Galeria Virtual ASN

O trabalho fotográfico de Hofling tem uma orientação clássica e no qual se observa a exploração sistemática das luzes e sombras, através de uma composição rigorosa. Em 2001, o artista migrou para o uso das câmeras digitais, com as quais trabalha até hoje.

Uma preciosidade, um documento histórico de como a fotografia acompanhou as mudanças culturais, sociais e tecnológicas ao longo do século 21. Na terra escolhida por Hercule Florence, para muitos o pai da fotografia, José Roberto Hofling exibe um capítulo essencial da arte das câmeras, em formato analógico ou digital, mas sempre arte.

A Galeria Virtual ASN foi criada para contemplar o trabalho de artistas plásticos e fotógrafos de Campinas e região. Os próprios profissionais são os curadores e responsáveis pela montagem da exposição virtual, de modo que ela reflita exatamente o pensamento e a concepção estética, cultural e filosófica do artista/fotógrafo.

 

 

 

Um comentário

  1. antonio carlos villas boas

    Onde estão as fotos do Hofling??

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>