Capa » Cidadania » Fim de semana na Estação Cultura: ferromodelismo, miniaturas, comida de boteco, música, teatro e fotografia
Fim de semana na Estação Cultura: ferromodelismo, miniaturas, comida de boteco, música, teatro e fotografia
Maquete de estação ferroviária com 300 metros de trilho, que pode ser vista hoje no 5º Encontro de Ferromodelismo da Região Metropolitana de Campinas, na Estação Cultura

Fim de semana na Estação Cultura: ferromodelismo, miniaturas, comida de boteco, música, teatro e fotografia

A Estação Cultura – antiga Estação Ferroviária de Campinas – está cheia de atrações diferentes neste fim de semana de 20 e 21 de maio – tem samba, oficina de teatro, fotografia, comida de boteco, ferromodelismo e todo aquele patrimônio histórico que já é belo por si só. Segue o roteiro divulgado pela assessoria de imprensa para você curtir um fim de semana com diversidade cultural e custo baixíssimo.

Boteco da Estação

No sábado (20/05),  a partir das 13h, o Boteco da Estação, na Estação Cultura, recebe um dos grupos de samba mais tradicionais da cidade, o Grupo da Serrinha,  em uma animada roda de samba. O evento conta sempre com cervejarias artesanais e comida de boteco.

Ferromodelismo 

A programação do sábado na Estação tem ainda o 5º Encontro de Ferromodelismo da Região Metropolitana de Campinas, que sempre acontece na Estação Cultura. O evento promove o encontro dos aficionados por ferromodelismo de todas a idades. São 38 expositores com maquetes e produtos  para colecionadores de ferromodelismo. O público também pode conhecer durante o Encontro, das 9h às 17h, a maquete da AMFEC (Associação de Modelismo Ferroviário de Campinas), que tem aproximadamente 300 metros de trilhos assentados com duas linhas principais e  quatro pátios de manobra com controle totalmente digital, a única do Brasil instalada dentro de uma cabine de controle. Entrada gratuita.

Oficina de teatro do projeto Empondera!  Foto: Divulgação/Marcello Ferreira

Oficina de teatro ministrada pelos atores do Terraço Teatro  Foto: Divulgação/Marcello Ferreira

Estação Cultura – EmPodera!

O Projeto EmPodera! apresenta dança, sessão de curtas-metragens nacionais e  exposição fotográfica, além das oficinas de Teatro Musical,  ministradas pelos atores do Terraço Teatro.

Programação Completa:

14h às 15h – Sessão de Curtas-metragens nacionais, com temática do empoderamento feminino, na sala do relógio.

15h às 15h30  – Intervenção de Dança –  resultado da oficina de dança e percepção corporal, na plataforma da Estação

15h30 às 16h – inauguração da Exposição Fotográfica, resultado das oficinas de fotografias, no vagão de trem

16h às 17h – 2º encontro de Empreendedorismo Feminino, na sala do relógio.

Empoderamento feminino

O encerramento do Projeto EmPodera! acontece no sábado, a partir das 14h. Realizado em diferentes pontos culturais na cidade de Campinas, o projeto fez diversas ações gratuitas de produção, difusão e formação sobre o empoderamento feminino. A programação de encerramento do projeto é gratuita e aberta para toda a comunidade, iniciando com uma sessão de curtas metragens que acontecerá na “sala do relógio” da Estação. No vagão do trem, acontecerá a inauguração da exposição fotográfica, resultado dos ensaios fotográficos realizados durante as oficinas de fotografia do projeto. As oficinas foram ministradas pela fotógrafa Cintia Antunes. Para finalizar, haverá o segundo encontro sobre Empreendedorismo Feminino, com a mediação da produtora cultural e figurinista Anna Kühl, na sala do relógio. O projeto foi contemplado pelo ProaC.

Oficina do projeto Empondera!  Foto: Divulgação/Kora Prince

Oficina do projeto EmPodera! Foto: Divulgação/Kora Prince

Teatro

Também no sábado, das 8h às 13h, na Estação Cultura, tem o projeto “Oficinas de Teatro Musical”, que oferece oficina de teatro, música e dança em Campinas. As atividades são gratuitas. Os interessados podem se inscrever através do link www.teatromusical.3sprojetos.com.br/inscricoes/  ou  https://portalcultura.campinas.sp.gov.br/editais/2017-oficina-teatro-musical .

Durante a oficina, os alunos vão desenvolver técnicas iniciação teatral, musical e de dança que trabalham ritmo, respiração e voz, além de atividades de autoconhecimento do corpo e de estímulo à criatividade e improvisação. O objetivo é despertar a sensibilidade e as intuições que têm a ver com o universo imaginário do teatro. O projeto foi contemplado pelo ProaC.

Miniaturas

No domingo (21/05), o CDC (Campinas Diecast Collectors) promove a 40ª Edição do “Encontro de Colecionadores de Miniaturas de Campinas e Região”, das 8h30 às 14h. Um dos mais importantes da categoria, o evento recebe em média 70 expositores/colecionadores, cerca de 40.000 miniaturas, com muita variedade, qualidade e raridade. Participam expositores/colecionadores, de São Paulo e de toda a região. Dentro do evento acontecerá, também, a terceira edição do Concurso de Customização de Miniaturas Campinas Diecast Collectors, para aqueles que gostam de usar toda a criatividade para modificar uma miniatura já existente. Entrada gratuita.

Foto de Fabio Barella em exposição na Estação

Foto de Fabio Barella em exposição na Estação Cultura

Exposições

Além da exposição  que acontecerá no vagão, promovida pelo EmPodera!, as galerias da Estação Cultura recebem o artista Fabio Barella que apresenta intervenções com seu trabalho fotográfico desde 2017.  “Até o momento – Estação Cultura 2017″ traz três os ensaios  DWYS2,  Enterrados e Cores interiores, que se interligaram nas instalações.

Estação Cultura – Praça Marechal Floriano Peixoto, s/n, Centro – Campinas (Estacionamento gratuito com entrada pela Vila Industrial, na Rua Francisco Teodoro, 1050).

Sobre Adriana Menezes

Deixe uma resposta