Capa » Cultura Viva » Feira SUB faz evento de abertura na Unicamp, no dia 22 de junho
Feira SUB faz evento de abertura na Unicamp, no dia 22 de junho
Livros da Lote 42 (Foto Cecilia Schiavo/Divulgação)

Feira SUB faz evento de abertura na Unicamp, no dia 22 de junho

Feira SUBComo parte da programação de abertura do evento, a Feira SUB de arte impressa e publicações independentes, de Campinas, realiza um bate papo com Cecilia Arbolave, editora da Lote 42, no Instituto de Artes da Unicamp, no dia 22 de junho, quinta-feira. Em discussão, as possibilidades da arte gráfica na literatura. O evento é gratuito e aberto ao público.  A segunda edição da Feira SUB de arte impressa e publicações independentes acontece no dia 16 de setembro na Biblioteca Pública Municipal “Professor Ernesto Manoel Zink”, centro de Campinas.

Com o tema ‘O livro além das palavras: a arte gráfica na literatura’, Cecilia aborda as várias possibilidades de arte gráfica que complementam e ampliam a narrativa dos livros. Para a Lote 42, a materialidade de uma obra impressa abre um leque de possibilidades que nem todo mundo explora. “Os formatos, os papeis, as encadernações têm uma eloquência própria e acrescentam novas camadas de sentido às obras”, diz Cecilia.

A Lote 42, editora independente da qual Cecília é sócia, foi fundada em São Paulo em 2012 junto com os jornalistas João Varella e Thiago Blumenthal. Os livros da editora trazem autores contemporâneos que tem um olhar crítico e experimentam com a linguagem – seja na literatura, não ficção, quadrinhos ou ilustração. Para cada livro, há uma reflexão sobre como essa obra deve ser encarada. É assim com um livro de relatos de viagens que vem apresentado como um conjunto de cartas ou um livro de desenhos de fachadas antigas que foi encadernado como uma sanfona, que, ao ser aberta, revela uma rua de uma cidade fantástica.

Cecilia Arbolave, da Lote 42 (Foto Cecilia Schiavo/Divulgação)

Cecilia Arbolave, da Lote 42 (Foto Cecilia Schiavo/Divulgação)

“Fazer um encontro dentro de uma universidade é sempre uma oportunidade para ampliar o debate e as discussões sobre livros, design e criação. A Lote 42 está inserida em uma espécie de movimento em que muitos editores, autores e artistas estão desafiando as possibilidades do livro impresso”, completa Cecilia.

Para Sylvia Furegatti, coordenadora do curso em Artes Visuais do Instituto de Artes da Unicamp, este bate papo proporciona mais uma possibilidade de estabelecer uma conversa dos alunos da graduação com quem está no mercado atuando o dia a dia das publicações independentes e trocar ideias sobre possibilidades artísticas que vão além da escrita, usando elementos do design e das artes gráficas. “Um componente que pode fazer toda a diferença no trabalho final, extrapolando o conceito de livro de leitura para se assumirem como objetos de arte, ou livro-objeto”, avalia.

“A parceria com o Instituto de Artes da Unicamp para o evento de abertura da Feira SUB possibilita que os alunos tomem ciência da feira e tenham tempo hábil para inscrever seus trabalhos, uma vez que as inscrições se encerram somente em 16 de julho”, avalia Marcela Pacola, coordenadora da Feira SUB. As inscrições para a Feira SUB são gratuitas e podem ser feitas de forma individual ou através de coletivos. Todos os trabalhos inscritos passam por uma curadoria que selecionará os expositores

A Feira SUB é uma iniciativa do The Mix Bazar, de Campinas. A edição de 2017 conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Campinas, da Agência Social de Notícias e da Biblioteca Pública Municipal “Prof. Ernesto Manoel Zink”, e tem parceria com o Instituto de Artes da Unicamp por meio do Grupo de Pesquisa ‘Propostas Artísticas Contemporâneas’ e do Curso de Graduação em Artes Visuais.

Convite do evento que abre a Feira SUB 2017 na Unicamp

Convite do evento que abre a Feira SUB 2017 na Unicamp

Inscrições abertas – As inscrições estão abertas para os interessados em expor seus trabalhos na segunda edição da Feira SUB de arte impressa e publicações independentes e autorais que acontece em 16 de setembro de 2017, em Campinas, na Biblioteca Pública Municipal ‘Professor Ernesto Manoel Zink’, das 11h às 21h. A inscrição é gratuita por meio do formulário neste link: https://goo.gl/forms/2kURrsag4N6jthqu1 que está disponível também na página do Facebook da Feira SUB (https://www.facebook.com/feirasub/).Qualquer pessoa, artista, coletivo ou editora, de qualquer lugar do país pode participar. As inscrições vão até 23h59 do dia 16 de julho de 2017 e passam por um trabalho de curadoria para escolha de cerca de 55 expositores, que serão divulgados até o dia 18 de agosto.

A Feira SUB apresenta os mais variados formatos de produção independente de trabalhos que circulam fora do meio editorial tradicional, que inclui: livros, zines, livros de artista, revistas, xilogravuras, pôsteres, ilustrações, fotografias, além de uma infinidade de produtos impressos que têm como características a produção com pequena tiragem e alto valor artístico.

Sobre Cecilia Arbolave – Jornalista argentina formada na Universidad Austral (Buenos Aires) e pós-graduada pela Academia Brasileira de Jornalismo Literário (São Paulo). Junto com João Varella, venceu o prêmio Proyectando Valores 2006 da Câmara Argentina de Anunciantes e escreveu o livro Curitibocas – Diálogos Urbanos. Trabalhou durante quatro anos como repórter na Editora Abril e, desde 2013, é editora e sócia na Lote 42. Também cuida da Banca Tatuí, espaço de publicações independentes de São Paulo, e organiza a feira Miolo(s), na Biblioteca Mário de Andrade.

Sobre a Lote 42 – Fundada em dezembro de 2012, a Lote 42 se destaca no mercado editorial por sua aposta em talentos brasileiros e internacionais, projetos gráficos ousados, criação da Banca Tatuí e produção de feiras como a Miolo(s). A editora tem em seu atual catálogo livros como Fachadas (Rafael Sica), Mais Leve que o Ar (Felipe Sali), Magra de Ruim (Sirlanney), Valfrido? (Gustavo Piqueira), Bernice Corta o Cabelo (F. Scott Fitzgerald, trad. Juliana Cunha) e Inquérito Policial: Família Tobias (Ricardo Lísias), além do zine .

Sobre o Instituto de Artes (IA) da Unicamp  – O Instituto de Artes da Unicamp possui uma trajetória consistente de 45 anos, voltada ao objetivo primeiro de produzir conhecimento a partir da prática artística, e simultaneamente refletir sobre tal atividade.

O IA participa da formação de grandes expoentes das artes e da cultura brasileiras e sendo presença constante no cenário nacional e internacional com ações nas mais diversas vertentes artísticas.  Muitas lutas foram travadas, conquistas e vitórias foram alcançadas.

Na Graduação, oferece cursos de Artes Visuais, Artes Cênicas, Dança, Música e Midialogia. Referência nacional, a Pós-graduação do IA desponta também no cenário internacional. Os programas stricto sensu – Artes Visuais, Artes da Cena, Música e Multimeios – visam à qualificação em nível de mestrado e doutorado de pesquisadores, docentes e outros profissionais que possam atuar de modo crítico na sociedade.

Sobre o The Mix Bazar

O The Mix Bazar (TMB) é um projeto que trabalha com economia criativa, consumo sustentável e economia colaborativa e se manifesta através da moda sustentável, da arte e do design. O TMB é também um espaço alternativo plural onde acontecem cursos, workshops, exposições e eventos culturais. Tem como propósito estimular a economia criativa por meio da valorização da produção autoral e local, e tem como principais pilares Pessoas-Sustentabilidade-Economia Criativa. Dentre os projetos apoiados/realizados, além da Feira SUB, o MIX participou do Festival Hercule Florence em 2015 e 2017, das exposições “Encontros com Alice” da artista Valéria Menezes (2015) e “Frente e Verso”, exposição de livro de artista de 5 artistas de Campinas (2016), criou um roteiro de bairro chamado “Cambuí Walking Tour” que tem o intuito de estimular a mobilidade urbana sustentável por meio da caminhada pelo bairro e divulgar os comerciantes locais,  apoiou os projetos dos livros “Os Vestidos de Frida” de Christine Ferreira Azzi com ilustrações de Juliana Fiorese (2015) “Valquírias” de Juliana Fiorese (2016), “Revista Farpa”(2016) editada pelo coletivo Farpa, composto por seis mulheres, Casa Plana (2016) e do livro Obras Comentadas de Andrés Hernández (2016).

Serviço

Feira SUB convida: Bate Papo com Cecilia Arbolave – ‘O livro além das palavras: a arte gráfica na literatura’

Quando: 22 de junho

Horário: 14:30h

Local: Sala AP07 – 1º. Piso – Instituto de Artes (IA) da Unicamp

Cidade Universitária Zeferino Vaz – R. Elis Regina, 50 – Cidade Universitária, Campinas – SP

Entrada franca. Evento aberto ao público.

Informações e dúvidas: feirasub@themixbazar.com.br || (19) 99618-7795

Feira SUB 2017

Inscrições: até 16 de julho (gratuitas)

Divulgação dos selecionados para a Feira: 18 de agosto

Data da Feira: 16 de setembro de 2017

Horário: 11 às 21 horas

Local: Biblioteca Pública Municipal ‘Professor Ernesto Manoel Zink’ (Avenida Benjamim Constant, 1633, Centro, Campinas, SP)

Informações e dúvidas sobre as inscrições: feirasub@themixbazar.com.br

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta