quarta-feira , 20 setembro 2017
Martinho Caires abre seu curso “O Olhar Criativo na Fotografia” neste dia 16 de agosto no Ateliê Lisa França
Luz e sombra: o domínio técnico constante na obra de Martinho Caires

Martinho Caires abre seu curso “O Olhar Criativo na Fotografia” neste dia 16 de agosto no Ateliê Lisa França

Luz e sombra revelando belezas e decifrando enigmas. A fotografia contemporânea desperta paixões, provoca reflexão e mobiliza milhões de pessoas, em função da multiplicação de recursos tecnológicos impensáveis até pouco tempo atrás. Entretanto, a fotografia contempla dimensões que vão além do simples domínio técnico. Ela é uma linguagem artística de enorme potencial narrativo, podendo estimular e refinar a percepção e a criação. Contribuir para que esse potencial seja descoberto e praticado é um dos objetivos do curso “O Olhar Criativo da Fotografia”, que o fotógrafo e produtor cultural Martinho Caires abre nesta quarta-feira, dia 16 de agosto, no Ateliê Lisa França, no distrito de Sousas, em Campinas. Caires recebe na sexta-feira a Medalha Hércules Florence, da Câmara Municipal de Campinas.

Martinho Caires é um dos mais conhecidos nomes da arte da fotografia em Campinas e região. Tem vários prêmios e já participou de mais de 60 exposições individuais e coletivas. Também é produtor cultural, com a implementação de vários projetos na cidade e região. Caires é ainda editor de Fotografia da Agência Social de Notícias.

O profissional observa que o curso também visa estimular um primeiro olhar sobre a fotografia, com o uso inteligente do controle da câmera. O curso aborda, então, temas e aspectos como a abertura da câmera, velocidade, uso do ISO, do balanço de branco e das fontes de luz. Também integram o programa do curso itens como enquadramento e arquivo digital.

Serão tratados, nesse sentido, pontos básicos para o correto uso da câmera, de modo que ela possa proporcionar momentos de prazer e encantamento ao fotógrafo, mas também colaborando para que todo o potencial criativo da fotografia seja vislumbrado. Martinho Caires já ministrou vários cursos de Fotografia. Um deles, junto ao Museu de Arte Contemporânea de Campinas, teve milhares de inscritos.

O curso será aberto às 19 horas desta quarta-feira, no Ateliê Lisa França, rua Monsenhor Emílio José Salim, 118, distrito de Sousas, fone 3258.1474. O Ateliê Lisa França é um dos principais espaços de promoção das artes em Campinas e região. Também são oferecidos regularmente cursos em Artes Plásticas e o Ateliê sempre sedia exposições em pintura ou escultura.

Medalha Hércules Florence – Martinho Caires terá uma semana cheia. Na sexta-feira, dia 18 de agosto, ele recebe a Medalha Hércules Florence, da Câmara Municipal de Campinas. É o principal reconhecimento oficial do município de Campinas aos seus profissionais e criadores da fotografia, linguagem que nasceu na cidade, com os estudos pioneiros do próprio Hércules Florence.

A Medalha Hércules Florence será concedida a Martinho Caires por iniciativa do vereador Vinicius Gratti. A cerimônia começa às 20 horas e também receberá a Medalha o fotógrafo Sergio Aparecido de Lima Braga.

“É um orgulho receber esta homenagem. Considero um reconhecimento a uma vida profissional dedicada à fotografia”, diz Martinho Caires. Ele também assinala que a homenagem adquire maior significado, considerando o envolvimento do nome de Hércules Florence. “Eu gosto e valorizo muito a história. E a história da fotografia necessariamente inclui Campinas, onde ensaios pioneiros nessa arte foram realizados, na distante década de 1830. A Câmara Municipal de Campinas reverencia esse fato, ao criar e oferecer uma medalha a profissionais do setor”, complementa.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>