Capa » Cultura Viva » Projeto ‘Ponto Poema’ fará parte das atividades da Feira SUB 2017 em Campinas
Projeto  ‘Ponto Poema’  fará parte das atividades da Feira SUB 2017 em Campinas
Nicholas, Tina e Julia protagonizam o Ponto Poema (Foto Divulgação)

Projeto ‘Ponto Poema’ fará parte das atividades da Feira SUB 2017 em Campinas

Feira SUBTrazer a poesia para perto do indivíduo e oferecer um salto poético ao seu deslocamento são os princípios que embasam o projeto ‘Ponto Poema’, da escritora e artista Tina Zani com participação de Nicholas Zani e Júlia Moretzsohn.  O projeto fará parte da programação da segunda edição da Feira SUB de Arte Impressa e Publicações Independentes,- que acontece em 16 de setembro de 2017, em Campinas, na Biblioteca Pública Municipal  “Professor Ernesto Manoel Zink”, das 11 às 21 horas.  A ação do projeto é gratuita e está prevista para acontecer às 14h30 no mesmo local da feira.

‘Ponto-Poema’ é um projeto viabilizado pelo programa aluno-artista do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e acontece desde abril deste ano na Universidade.  Todas às quartas-feiras são levadas intervenções poéticas para dois pontos de ônibus da Unicamp – o do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) e o da Praça da Paz – que ficam à disposição de quem espera o ônibus ou passa pelo local ao longo do dia.

Duas vezes ao mês acontece, em lugares variados da Unicamp, uma oficina ou uma exposição, aberta ao público, para produção desses objetos poéticos e divulgação do ‘Ponto-Poema’. Todas as cartas e objetos são lidos e avaliadas previamente pelos organizadores antes de serem distribuídas nos pontos de ônibus e trazem temas relacionados com o cotidiano das pessoas – a espera, a passagem, o tempo, o caminhar.

Para a SUB, ‘Ponto-Poema’ vai trazer esse universo da carta manuscrita e da comunicação postal. No dia 16 de setembro parte da produção confeccionada nas oficinas da Unicamp será trazida para a feira e o público que passar pela SUB poderá retirar seu poema no local determinado para o projeto e ainda  participar, gratuitamente,  da ação de escrita de cartas e objetos poéticos. As cartas que forem produzidas na ‘Ação Poética – Cartas Para um Estranho’ , do projeto ‘Ponto Poema’ na Feira SUB, serão deixadas posteriormente nos pontos de ônibus da Unicamp.

Oficina do projeto Ponto Poema (Foto Tina Zani)

Oficina do projeto Ponto Poema (Foto Tina Zani)

“A carta em papel é literalmente redigida pela mão que toca e que segura a caneta. Ela carrega o calor do remetente, como se sua presença tivesse sido dobrada, envelopada, selada e enviada junto com o papel”, descreve Tina Zani, autora do projeto. E acrescenta  “é uma porta que se abre para que o cidadão comum perceba a interferência do pensamento poético em sua rotina”.

Para Fabiana Pacola Ius, uma das idealizadoras da Feira SUB, “o círculo social é afetado positivamente pelo contato com a escrita, com a arte. Em tempos de rotina intensa e tantas conexões, projetos como o Ponto Poema despertam a reflexão e a empatia”.

Feira SUB – A Feira SUB é uma feira de Arte Impressa e Publicações independentes e tem como objetivo apresentar os mais variados formatos de produção independente de trabalhos que circulam fora do meio editorial tradicional e inclui: livros, zines, livros de artista, revistas, xilogravuras, pôsteres, ilustrações, fotografias, além de uma infinidade de produtos impressos que têm como características o valor artístico e a produção autoral em pequena tiragem.

A feira é também um espaço para promover a reflexão e o diálogo sobre publicações independentes, design e arte impressa, por meio de palestras, exposições e ações como esta do Ponto Poema. A programação completa da feira será divulgada nos próximos dias.

A segunda edição da feira terá a participação de 73 expositores de sete estados, sendo 18 da região de Campinas. O número de expositoresrepresenta cerca de 30% a mais em relação ao ano anterior.  Esse crescimento refleteo atual momento de fervor do mercado de publicadores independentes e artistas que circulam fora do circuito convencional. As feiras são espaços de circulação desses trabalhos e o principal mecanismo para conectar publicadores, artistas e público, funcionando como importantes catalisadores na formação de público.

A lista dos expositores você encontra aqui >>http://agenciasn.com.br/arquivos/11362

A Feira SUB é uma realização do The MIX Bazar e conta com o apoio da Secretaria de Cultura de Campinas e da Agência Social de Notícias.

Sobre o The MIX Bazar – O The Mix Bazar (TMB) é um projeto que trabalha com economia criativa, consumo sustentável e economia colaborativa e se manifesta através da moda sustentável, da arte e do design. O TMB é também um espaço alternativo plural onde acontecem cursos, workshops, exposições e eventos culturais. Tem como propósito estimular a economia criativa por meio da valorização da produção autoral e local, e tem como principais pilares Pessoas-Sustentabilidade-Economia Criativa. Dentre os projetos  apoiados/realizados, além da Feira SUB, o MIX participou do Festival Hercule Florence em 2015 e 2017,das exposições’Encontros com Alice’da artista Valéria Menezes (2015) e ‘Frente e Verso’, exposição de livro de artista de 5 artistas de Campinas (2016), criou o projeto ‘Fio da Meada – Encontros e Fios’ (2017) com exposição e performance da artista campineira Hellen Audrey, criou um roteiro de bairro chamado ‘Cambuí Walking Tour’ que tem o intuito de estimular a mobilidade urbana sustentávele apoiou os projetos dos livros ‘Os Vestidos de Frida’ de Christine Ferreira Azzi com ilustrações de Juliana Fiorese (2015) ‘Valquírias’ de Juliana Fiorese (2016), ‘Revista Farpa’ (2016) editada pelo coletivo Farpa, composto por seis mulheres, Casa Plana (2016) e do livro Obras Comentadas de Andrés Hernández (2016).

Serviço

Ação Poética – Cartas Para um Estranho (Projeto Ponto Poema)

Quando: 16 de setembro

Horário: 14:30h

Gratuita

Local: Feira SUB – Biblioteca Pública Municipal ‘Professor Ernesto Manoel Zink’ (Avenida Benjamim Constant, 1633, Centro, Campinas, SP)

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta